Ijuí é conhecida por ser Terra das Culturas diversificadas, Cidade Universitária, Colmeia do Trabalho e Terra das Fontes de Água Minerais
Ijuí é conhecida por ser Terra das Culturas diversificadas, Cidade Universitária, Colméia do Trabalho, Terra das Fontes de Água Minerais e Portal das Missões. Todas as suas potencialidades são expressas através de uma firme economia baseada no seu forte setor agropecuário, em seu comércio, indústrias e serviços; de seu ensino qualificado, conferido por escolas da cidade e pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e de sua saúde, amparada por hospitais muito bem equipados, que dispensam auxílio integral a toda região. Podem-se citar os seguintes: afro-brasileiros, índios, portugueses, franceses, italianos, alemães, poloneses, austríacos, letos, holandeses, suecos, espanhóis, japoneses, russos, árabes, libaneses, lituanos, ucranianos dentre outros. Na Expo-Ijuí, feira de amplo destaque na região e no estado, é possível conhecer o comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato da região e do estado. Museu Antropológico Diretor Pestana, constitui um centro de preservação da memória regional. O parque da fonte Ijuí com área de aproximadamente 71 hectares localiza-se a 12 km do centro. É um grande espaço verde com minigolfe, churrasqueiras, à beira do rio e campos de futebol. No local também uma empresa engarrafadora da água mineral conhecida nacionalmente.
ETNIAS / FENADI
Bem vindos a maior celebração étnica e cultural do Rio Grande do Sul
A memória de um povo é o que mantém viva a chama do desenvolvimento.
São os caminhos percorridos ao longo da história que nos permitem a união e o sentimento de pertencimento.
Biografias que compartilhamos e que nos permitem alimentar elos de identidade com um país, uma cidade, uma cultura, um empreendimento, um gentílico.
Assim é a FENADI. Ponto de partida, paradouro e destino de um povo que aprendeu a crescer através da miscigenação de culturas, da tolerância e da integração.
Caracterizada como a maior e mais autêntica celebração étnica e cultural do Rio Grande do Sul e uma das maiores feiras de integração e miscigenação de culturas do Brasil. O evento prestigia 11 países, representados por grupos étnicos organizados, além do centro tradicionalista gaúcho.