Notícias
A maior floresta tropical do mundo tem data comemorativa e merece uma homenagem que reconheça sua grandeza como patrimônio natural, que tem 60% de 6,7 milhões de km² dispostos apenas em território brasileiro, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. E como forma de evidenciar e celebrar a importância do maior bioma nacional e como ele influencia nossas vidas, a Urbia oferecerá aos visitantes dos Parques Jardim Felicidade, Lajeado e Eucaliptos, uma programação gratuita, rica em conhecimento e repleta em biodiversidade para solenizar o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro. O cronograma será formado por roda de conversa, caminhada ecológica e circuito temático ambiental. Confira a agenda completa a seguir:
Parque Jardim Felicidade
Roda de conversa em celebração ao Dia da Amazônia
Datas: 5 e 14 de setembro
Horário: 10h às 11h
Sobre: a roda de conversa destacará a importância da preservação e conservação da Amazônia. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade e a valorização da biodiversidade de todos os biomas brasileiros, além de aprenderem mais sobre a flora e fauna da floresta e como a conservação desse ecossistema é crucial para o equilíbrio climático do planeta.
Classificação: livre para todos os públicos
Local: portão do Parque
Endereço: Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 - Jardim Felicidade, São Paulo - SP
Parque Lajeado
Circuito temático ambiental: Dia da Amazônia
Data: 5 de setembro
Horário: 10h
Sobre: o circuito temático ambiental trará as principais espécies de fauna e flora do parque e sua relação com o bioma amazônico. Haverá também um cartaz informativo com pílulas educativas para que os participantes se aprofundem no tema.
Classificação: livre para todos os públicos
Local: área multiuso
Endereço: Rua Antônio Thadeo, 712 - Guaianazes, São Paulo - SP
Parque dos Eucaliptos
Caminhada ecológica: Investigando a Amazônia
Data: 8 de setembro
Horário: 10h
Sobre: a caminhada ecológica abordará a importância da Amazônia, sua biodiversidade e mostrará aos participantes a forma correta de cuidar do meio ambiente, de maneira interativa e envolvente. O trajeto será feito dentro do parque com paradas para discutir temas específicos relacionados ao bioma, como sua fauna e flora. Um ponto especial da caminhada será a roda de conversa sobre os cedros, em que será tratado sobre como é possível proteger o meio ambiente no cotidiano. Também serão discutidos os desafios que os cedros enfrentam devido ao desmatamento e à exploração madeireira.
Classificação: livre para todos os públicos
Local: parquinho
Endereço: Rua Ministro Guimarães, 280 - Morumbi, São Paulo - SP
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceira com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
Edição Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home