Notícias
Eficiência é a palavra que define os objetivos e tendências em iluminação pública. O termo abarca uma série de conceitos que são foco nos projetos como tecnologia, sustentabilidade e telegestão. O assunto foi destaque no primeiro dia da Expolux, Feira Internacional da Indústria de Iluminação, que acontece até sexta-feira (20), no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Tivemos uma evolução muito grande na iluminação pública e, dos 4 milhões de pontos que estão sendo geridos por Parcerias Público-Privadas, temos uma estimativa de que entre 35% a 40% tenham telegestão, fora os outros processos que não são parte de parceria. O recurso avançou nos últimos seis anos motivado pelas PPPs, que já possuem exigência de uso, e está se demonstrando uma ferramenta excelente para que os municípios consigam aplicar tecnologia e, assim, fazerem a gestão de forma moderna com manutenção mais eficiente”, destaca Luciano Rosito, diretor da B.E.G. e coordenador do comitê de telegestão da ABCIP.
Sobre as possibilidades de economia, “fiquei com a ideia de considerar a estimativa que se tem de economia de energia para os próximos anos, incluindo o LED, os processos de PPP e gestão de iluminação com o potencial que se tem atualmente, e acrescentar entre 25% e 40% de economia pela telegestão. Esse é um ponto importante para aprofundarmos um estudo”, acrescenta o executivo, que conduziu a palestra “Tecnologia para Cidades Inteligentes e Sistemas de Telegestão”, na terça-feira (17), no Dia de Iluminação Pública, programação do Simpósio Internacional de Iluminação (Simpoled).
Soluções na prática
No espaço expositivo do evento, também é possível conhecer algumas novidades que já sinalizam mais possibilidades para iluminação urbana. Uma delas, é a Luminária Viária EFC 170, com fluxo luminoso com até 190lm/w (lúmens por watt), conferindo mais luminosidade, sem aumentar o consumo energético, possui tecnologia de DPS (Dispositivo de Proteção contra Surto) externo plug and play, o que facilita, agiliza e reduz em até 70% custos em processos de manutenção, além de temperatura de cor de 3000 K (kelvin) à 5.000 K, para reduzir impactos ambientais e vida útil de 102 mil horas. Em versões de 30watts (W) até 240W, já é preparada para telegestão, e faz parte do portfólio da Eficilux, uma das expositoras da edição 2024.
Outra solução da marca para telegestão, é a Luminária Viária EFC 170 Âmbar, com temperatura de cor de 1.800K à 2700K, que atende a norma 5101-2024 para iluminação viária, tem vida útil 92.000 horas e versões de 30W até 150W.
A possibilidade de controle operacional remoto também é um dos diferenciais oferecidos pela Linha Luminária LED Metrópole Telegestão, apresentada pela empresa Lumanti – Lighting For Life, disponível em diferentes potências, 30W, 40W, 50W, 60W, 100W, 120W, 150W e 200W. Outro destaque no estande da marca são os Projetores LED Modulares High Power, com eficiência luminosa de 180lm/w, ângulos de abertura em 30°, 60° e 90°, para embutir e sobrepor, voltados para iluminação de áreas como parques, estacionamentos, praças, postos e aeroportos e estádios.
Além dessas soluções de Iluminação Pública, o evento conta com diversas marcas como Astraled, OSRAM e Liteleds. Mais informações sobre a Expolux 2024 e o credenciamento gratuito estão disponíveis em https://www.expolux.com.br/.
SERVIÇO - 18ª Expolux
Data: 17 a 20 de setembro de 2024
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo/SP
Informações: www.expolux.com.br
Evento Gratuito
Sobre a Expolux
Com 18 edições, a Expolux é o principal evento voltado para o mercado da iluminação no Brasil e na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players do mercado.
RX
A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.
RX – In the business of building businesses
RELX
A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.
*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home