Notícias

Família Becker mantém legado do Hotel Petrópolis, na Serra Gaúcha, com gestão compartilhada entre gerações
Modelo de negócio garante atendimento acolhedor e personalizado, refletindo valores familiares que tornaram o empreendimento um ícone na região

Marcelo Henrique, Carlos Alberto e Paulo Roberto Becker administram o Hotel Petrópolis. Foto: Divulgação Mauro Stoffel.

A história do Hotel Petrópolis, um dos empreendimentos mais tradicionais de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, é marcada pela continuidade familiar e por um processo de adaptação às exigências do setor. Com 60 anos completados em junho, o negócio segue sob administração direta da família Becker, que busca unir legado e inovação para atender ao turista contemporâneo.

Fundado por Iris Marina Becker em 1964, o hotel passou oficialmente para a gestão dos filhos Carlos Alberto, 58 anos, e Paulo Roberto, 64, em 1987. Desde os primeiros anos, a família tem trabalhado para consolidar o Hotel Petrópolis como referência em hospitalidade, modernizando sua estrutura e expandindo suas operações em resposta ao crescimento do turismo na Região das Hortênsias, um dos destinos mais procurados por gaúchos e viajantes de outras regiões do país.

Carlos relembra quando ele e o irmão passaram a auxiliar a mãe nas tarefas do hotel após a morte do pai, Mario Christiano Becker, em 1977. “Com 10 anos, já ajudava no restaurante do hotel antes de ir para a escola. Aprendemos na prática, acompanhando o feedback dos hóspedes e as demandas de um atendimento próximo”, conta. A experiência prática e o envolvimento direto com as operações do hotel foram essenciais para construir uma abordagem de serviço que valorizasse a interação e o acolhimento.

Com o tempo, o empreendimento passou a incorporar novos recursos e serviços, acompanhando as expectativas dos turistas e as mudanças no setor. A estrutura inicial da Pousada Marina, onde os quartos tinham apenas pia e o banheiro era compartilhado, foi se transformando: o Hotel Petrópolis passou a oferecer acomodações privativas e confortáveis, com banheiros individuais, televisores e frigobar.

Além da instalação de uma unidade de tratamento de efluentes, em 2018, o Hotel Petrópolis iniciou, em 2019, um novo movimento, com revitalização de suas instalações, incluindo reforma dos apartamentos e restauração do prédio histórico que abrigou a primeira sede. O trabalho de preservação do edifício, que remonta a 1939, está em andamento e está orçado em R$ 1,5 milhão, com previsão de conclusão para 2027. Segundo Carlos Becker, o objetivo é manter a autenticidade do espaço, preservando as cores originais e outras características arquitetônicas.

Sucessão
O processo de sucessão familiar foi outro ponto estratégico na história recente do hotel, com a entrada de Marcelo Henrique Becker, 34, filho de Carlos, na gerência geral. Marcelo ingressou no empreendimento em 2008, aos 17 anos, assumindo responsabilidades gradativamente e passando por diferentes setores. “No início, comecei a desempenhar funções básicas da hotelaria, com pouco contato com os hóspedes. Comecei em serviços gerais e suporte nos setores quando necessário. Assim tive a oportunidade de conhecer um pouco da rotina de cada setor e a importância para a construção do serviço hoteleiro”, conta.

Em 2018, após ter finalizado um MBA em Gestão Empresarial, assumiu a gerência geral do negócio, trazendo novas perspectivas para a administração. “Naquele momento, o turismo da Serra Gaúcha passava por dificuldades, e identificamos a necessidade de alterar o modelo de gestão”, lembra. 

Carlos acrescenta: “As mudanças e as ideias dele foram necessárias para ter uma nova visão da empresa. Estamos prontos para arriscar, para continuar e acreditar num futuro muito promissor. A chegada do Marcelo é importante, e estamos trabalhando para que ele leve adiante a nossa empresa por mais 60 anos”.

Com taxa média de ocupação anual em torno de 60%, o hotel projeta um cenário de crescimento contínuo. Até 2025, todas as acomodações deverão passar por reformas, e a ampliação das práticas sustentáveis deve contribuir para reduzir custos operacionais e reforçar o compromisso ambiental. A combinação de gestão compartilhada, preservação histórica e adequação às demandas do público coloca o Hotel Petrópolis em uma posição de destaque no turismo regional e como exemplo de empreendedorismo familiar na Serra Gaúcha.

“Minha avó sempre foi uma empreendedora nata. Sabia analisar as oportunidades de negócio. Ela possuía uma visão das etapas que eram necessárias para alcançar os objetivos. Além de tudo isso, ela era uma avó presente, carinhosa, que amava a família e se importava com o futuro dos netos”, recorda Marcelo.

Desafio da gestão familiar
Marcelo reflete sobre a dinâmica familiar na gestão do Hotel Petrópolis. “O que não pode faltar é o respeito e a humildade entre todos os envolvidos na busca pelo mesmo objetivo”, destaca. A transição de liderança não ocorreu de forma repentina. Marcelo menciona que levou 10 anos para assumir a gestão do negócio, período em que buscou aprender com seu pai e seu tio, complementando seu aprendizado com a formação acadêmica. “É importante garantir que os problemas da empresa não afetem as relações familiares e vice-versa. Hoje, utilizamos as divergências para encontrar soluções e oportunidades, valorizando nosso modelo familiar”, afirma.

Em relação à singularidade do Hotel Petrópolis, Marcelo observa que a gestão familiar se destaca em um cenário onde grandes redes hoteleiras predominam. Segundo uma pesquisa realizada pela JLL Brasil, publicada em 2023 pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o modelo de hotelaria independente, no qual o hotel se insere, representa apenas 19% do total de quartos no Brasil. “Na Serra Gaúcha, e especificamente na Região das Hortênsias, vemos uma maior presença de hotéis independentes. Essa realidade se deve à proposta turística da região, onde o hóspede busca mais lazer do que negócios”, explica.

Marcelo acredita que as principais diferenças entre um hotel familiar e uma grande rede estão na hospitalidade genuína, na agilidade nas decisões e no cultivo da identidade e valores próprios. “A presença dos proprietários na empresa e a proximidade com os hóspedes refletem-se diretamente na satisfação destes e na qualidade dos serviços oferecidos”, observa.

Embora o modelo familiar tenha suas particularidades, Marcelo enfatiza a importância da profissionalização da gestão. “Nós utilizamos nossos valores familiares, mas com uma gestão profissional. Essa abordagem proporciona segurança a todos os envolvidos, desde hóspedes até funcionários e fornecedores”, conclui.

Edição por Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 07-11-2024
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI