Notícias
Beach Tennis
Arvore Integração
Festuris e Localiza plantam Árvore da Integração
A 14ª Árvore da Integração do Festuris foi plantada. Em cerimônia especial realizada na tarde deste sábado, dia 9 de novembro, a empresa reconhecida nesta 36ª edição com a homenagem foi a Localiza & Co.
A CEO Marta Rossi destacou a parceria entre a feira e a Localiza. "Esse momento para nós é emblemático, porque aqui se solidificam as relações, através das raízes e dos frutos que o pinheiro dá. Isso é o fortalecimento daquilo que falamos do Festuris, que é muito mais que uma feira de negócios”, disse.
O gerente de sustentabilidade da Localiza, Fernando Vilela, foi quem recebeu a homenagem. "Em nome da Localiza, gostaria de agradecer esse reconhecimento, para a gente é muito importante. Lá em 2017, nós tornamos o ESG uma escolha estratégica. E hoje estamos colhendo esse reconhecimento", comentou.
Espaço Luxury recebe diretor de turismo de Portugal
Portugal compareceu em peso na Feira Internacional de Turismo de Gramado. Com cinco expositores no Espaço Luxury e mais quatro pela feira de negócios, o país ocupa grande parte do segmento dedicado ao luxo. Porto e Norte, Centro de Portugal, Alentejo e Madeira estão entre as sete regiões presentes e destacam nesta 36ª edição a diversidade de negócios e experiências voltadas ao setor turístico. Ainda, no estande está a TAP Air Portugal, que deve retomar em breve no Aeroporto Internacional Salgado Filho, os voos internacionais entre os dois países.
Quem esteve presente neste sábado à tarde, dia 9 de novembro, foi o diretor de Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso. Ele chegou a Gramado na quinta-feira, dia 7. "Comecei a vir em 2016. Na primeira vez que viemos foi com a ETC (European Travel Comission) e depois começamos a vir sozinhos. Iniciamos com um estande pequeno e fomos propondo sempre algo maior, e desde o ano passado, estamos no Espaço Luxury", revela
Palco Pompéia debate a relação entre saúde e turismo
Saúde e turismo se complementam. Esta foi a tônica dos painéis realizados no Palco Pompéia, durante o Festuris. A instituição de Caxias do Sul é a assistência médica oficial e marca âncora do Espaço Health And Wellness, novidade deste ano, que aborda a saúde e o bem-estar de maneira holística, refletindo a crescente demanda por experiências que promovam qualidade de vida.
A CEO do Pompéia, Lara Vieira, participou de um dos painéis e coordenou outro que teve a participação dos secretários estaduais de Saúde e Turismo, Arita Bergmann e Ronaldo Santini. “Estamos cada vez mais seguros dos nossos investimentos que unem saúde e turismo”, afirmou Lara, citando como exemplo o hospital que está sendo construído em Canela e que será operado pelo Pompéia.
Língua portuguesa para imigrantes
Os imigrantes de todas as nacionalidades que chegam na Região das Hortênsias para iniciarem uma nova vida, estão tendo a oportunidade de aprender a língua portuguesa e aproximar-se da cultura brasileira por meio de um projeto de inclusão oferecido pela unidade de ensino superior da Unopar Anhanguera.
O projeto denominado "Abrindo Portas aos Imigrantes: Linguagem, Inclusão e Cultura" foi apresentado no 36º Festuris - Feira Internacional de Turismo, no Serra Park, em Gramado. No estande, a instituição apresentou o projeto que está sendo desenvolvido desde 2020 e que já beneficiou mais de 80 imigrantes, e também os cursos de graduação EAD direcionados às áreas de turismo e eventos.
Cão robô é atração nos corredores do Festuris
Durante o Festuris deste ano, os participantes puderam interagir com a novidade tecnológica do parque temático de Gramado, Exceed Park, que levou um cão robô para o evento. O Cid, como estavam chamando o equipamento, fez sucesso por onde passou, especialmente pelos movimentos programados de dar a pata, abanar e até fazer o desenho de um coração com as patinhas.
Samba e dança caribenha na entrada da Feira de Negócios
Os participantes do Festuris foram surpreendidos com duas atrações bem animadas quando chegavam ao Serra Park. No início da tarde deste sábado, dia 9, os dançarinos do Balé Folclórico da República Dominicana, país Convidado de Honra deste ano, se apresentavam no saguão principal quando chegaram os artistas de uma escola de samba da cidade de Joaçaba, no oeste catarinense.
Além de muita descontração e alegria, o momento integrou duas culturas artísticas com música e dança e proporcionou um momento ímpar para os participantes do Festuris.
Alagoas investindo em Destination Wedding
Em ascensão nos últimos anos, o segmento turístico de Destination Wedding recebe um olhar atento do estado de Alagoas, que veio para o Festuris deste ano com um posicionamento dentro do Espaço Wedding.
Sérgio Almeida, proprietário do Espaço Tuá, possui um empreendimento que recebe casamentos há cerca de 10 km de Maceió, com área de recepção e uma capela com capacidade para até 80 pessoas sentadas. Outro destino é São Miguel dos Milagres que está entre os principais do país. Lá está a Capela dos Milagres que é muito disputada para casamentos.
Coletores de lixo é ação do Mato Grosso do Sul
A Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur), participa do 36º Festuris com importantes ações ambientais. A gerente de Feiras e Eventos da entidade, Marlise Gasparetto, explica que a participação de Mato Grosso do Sul no Festuris é extremamente relevante, considerando que essa é uma das maiores feiras de negócios turísticos da América Latina.
“No contexto atual de retomada no Rio Grande do Sul, a feira irá abordar temas essenciais como turismo regenerativo e sustentabilidade, com o objetivo de inspirar novas práticas no setor e promover um futuro mais consciente em relação às necessidades de conservação ambiental”, destaca Marlise.
Tampinha Legal é programa de destaque nas Américas
O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular das Américas. A iniciativa é da indústria de transformação do plástico. Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, a presença do Tampinha Legal na Festuris também busca inspirar o setor turístico a incorporar práticas de economia circular em seus negócios, a fim de promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
O Tampinha Legal já ultrapassou mil toneladas de tampas plásticas ao longo de seus oito anos de atuação. O volume converteu-se em mais de R$ 4 milhões destinados integralmente às entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal conta com mais de 2.900 pontos de coleta, distribuídos pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home