Aeroporto de João Pessoa pronto para receber os Jogos da Juventude 2024
Aena organiza operação especial para atender ao aumento de 20% no fluxo aéreo.
Área exclusiva para credenciamento e transporte agiliza chegada dos participantes.
Evento reforça o papel estratégico do aeroporto na região e no Brasil.
Foto: Divulgação: Aena Brasil diego.bonel@massmedia
A capital paraibana vai viver dias de muita movimentação de hoje a 28 de novembro, com a chegada dos Jogos da Juventude. Administrado pela Aena, maior operadora aeroportuária no Brasil e no mundo, o Aeroporto de João Pessoa se planejou para entrar no ritmo do evento. O aeródromo montou uma operação especial para atender ao público atraído pela competição, sem alterar a rotina do aeródromo para os passageiros regulares.
Realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos reunirão 4,5 mil atletas de 15 a 17 anos, vindos de todos os cantos do Brasil. Durante o evento, estão previstos 146 voos extras, representando um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 80% das movimentações estão diretamente ligadas ao torneio.
Para responder à demanda, foi criada uma área de desembarque dedicada aos atletas e suas equipes. Ainda no aeroporto, eles poderão realizar seu credenciamento e terão transporte para alojamentos e locais de competição. O espaço contará com áreas de espera e suporte logístico para garantir uma experiência ágil e eficiente. “Estamos prontos para receber todos os participantes e contribuir para o sucesso dos Jogos da Juventude, reafirmando o papel estratégico que desempenhamos na cidade e na região”, afirmou Jorge Odir Franco, diretor do aeródromo paraibano.
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 80 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2023, seus terminais movimentaram mais de 410 milhões de passageiros, sendo 283 milhões na Espanha e 41 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (14) e Jamaica (2).
Edição por Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 14-11-2024
Regulamento das Notícias