Notícias
O Troféu Professor Mario Beni é uma distinção concedida anualmente durante a cerimônia do Prêmio Top Destinos Turísticos, que reconhece municípios paulistas que se destacam em diversas categorias do turismo. Instituído a partir da 4ª edição do prêmio, em 2022, o troféu homenageia personalidades e organizações que, por suas trajetórias e realizações, contribuíram significativamente para o desenvolvimento do turismo brasileiro nas categorias de Academia, Empresa, Entidade e Gestão Pública.
“Em razão do início desta honraria, que me foi concedida, que é agora o Troféu Mario Beni, por iniciativa da Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo e dos companheiros Aristides Cury e Walter Teixeira, a ideia é sempre homenagear, com destaque, representantes de áreas que compõem o arcabouço do sistema de turismo”, informa o professor Mario Beni.
Como em ano de eleições municipais o Prêmio Top Destinos Turístico não é realizado, no último dia 3 de dezembro, a cerimônia integrou a programação oficial do 8º Expo Fórum São Paulo. O Troféu Professor Mario Beni homenageia personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Em 2024, os premiados nas categorias foram:
Academia: Elizabeth Wada
Elizabeth Wada, com uma trajetória acadêmica notável, é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Doutora e Mestre pela USP, possui especializações em turismo, hospitalidade e mobilidade corporativa. Atua como Coordenadora Geral de Pesquisa e Programas de Stricto Sensu na Universidade Anhembi Morumbi e é Vice-Presidente de Finanças da MPI Brazil Chapter. Seu trabalho inclui pesquisa de ponta em turismo de luxo, hospitalidade e sustentabilidade, além de atividades docentes e liderança em redes globais de turismo. “Todos os alunos que eu tenho são graças o que aprendi com o Professor Mario Beni. Ganhar este troféu é uma honra para mim”, disse Elizabeth Wada.
Gestão Pública: Fernanda Herbella
Delegada Divisionária de Polícia da DEATUR (Divisão Especializada de Atendimento ao Turista) e Doutora em Direito pela PUC/SP, Fernanda Herbella combina expertise jurídica e práticas inovadoras na área de segurança turística. Conselheira do CONTURESP e COMTUR, é reconhecida por suas contribuições ao turismo seguro e acolhedor no Brasil. “Estou emocionada e é com gratidão que recebo este troféu, em reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos em equipe. Ninguém faz nada sozinho”, declarou Fernanda Herbella.
Empresa: Latif Abrão Jr.
Latif Abrão Jr., proprietário do Hotel Terras Altas, localizado a 25 km de São Paulo, lidera um modelo exemplar de ESG no turismo. Seu hotel equilibra tradição e modernidade, com infraestrutura avançada para eventos corporativos e compromisso com práticas sustentáveis. É vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP e membro de entidades representativas da sociedade civil, além de ser pioneiro no programa "He for She", em parceria com a ONU Mulheres. “Impossibilitado em comparecer à cerimônia, por estar em Portugal a trabalho, não poderia deixar de registrar minha satisfação por receber esta distinção como empreendedor compromissado com a excelência dos serviços hoteleiros no Brasil”, afirmou Latif Abrão Jr.
Entidade: AMITESP e APRECESP
(Entidades que fazem um trabalho inestimável em aliança com a Setur SP)
A AMITESP, presidida por Murilo Pinheiro, e a APRECESP, liderada por Leandro Corrêa, receberam reconhecimento conjunto por fortalecerem o turismo em municípios paulistas. As associações trabalham em estreita colaboração com a Secretaria de Turismo e outras organizações para promover parcerias e iniciativas de impacto no setor turístico4. “Este reconhecimento muito contribui com o trabalho que temos desenvolvido em favor do turismo”, comemorou Murilo Pinheiro, prefeito de Nazaré Paulista e presidente da entidade que representa 156 municípios. São 16 a mais desde que foi criada, a partir da sanção da Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que instituiu os MIT´s – Municípios de Interesse Turístico no Estado. “Esta homenagem é muito importante para o Turismo Paulista, um dos principais geradores de emprego e renda, principalmente por nos unir em um trabalho em conjunto com a AMITESP”, destacou Leandro Corrêa, prefeito de Brotas e presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – uma entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das 70 cidades estância no litoral e interior.
Destaque: Movimento Supera Turismo Rio Grande do Sul
Iniciativa colaborativa que visa revitalizar o setor turístico enquanto vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável, o Movimento Supera Turismo, que vigorou originalmente durante a pandemia de COVID-19, foi reativado para enfrentar os desafios impostos pelas enchentes que afetaram severamente o Rio Grande do Sul, comprometendo a economia local e o bem-estar das comunidades dependentes do turismo. Com o apoio de entidades como a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos (Unedestinos) e o Skål Internacional Brasil, o movimento promoveu várias ações de solidariedade, campanhas de arrecadação de recursos e eventos de divulgação para atrair visitantes e fortalecer a economia do estado. Em novembro de 2024, durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), o movimento encerrou oficialmente suas atividades. “Receber o Troféu Professor Mario Beni reforça a importância de reconhecer e valorizar as contribuições individuais e coletivas que impulsionam o turismo brasileiro, servindo de exemplo e estímulo para os municípios e profissionais do setor”, comentou Carlos Prado, em nome do todos aqueles que atuaram de maneira voluntária para a retomada da demanda para os destinos turísticos gaúchos.
“Essa edição do troféu reafirma a relevância de reconhecer indivíduos e instituições que impulsionam o turismo por meio de práticas inovadoras, pesquisa e comprometimento com o desenvolvimento sustentável”, conclui Aristides Cury, presidente da Skål Internacional São Paulo.
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home