Notícias

Embaixador de Malta no Brasil visita Jundiaí no interior paulista
John Aquilina reuniu-se com o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos do Vaticano e padres malteses radicados no Brasil.

Arcebispo de Sorocaba, Julio Akamine; Cardeal de Sao Paulo, Odilo Scherer; Emb. John Aquilina; e os Bispos de Jundiai, Arnaldo Carvalheiro e Vincent Costa (emerito). Divulgação

O diplomata John Aquilina, primeiro embaixador de Malta no Brasil, visitou o interior de São Paulo para uma missão especial, se reunir com o Cardeal Mario Grech, Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos do Vaticano. O representante do Papa, também maltês, viajou ao Brasil, especialmente Jundiaí, para visitar o bispo aposentado Dom Vicente Costa, que também nasceu na ilha do Mediterraneo. A visita por Jundiaí teve caráter pessoal, uma vez que o diplomata veio para encontrar-se com as autoridades eclesiásticas, além de outros padres malteses radicados por aqui. 
"Fiquei muito contente em visitar o interior de São Paulo, minha primeira vez na região. Como vim para encontrar os sacerdotes, além do bispo emérito Vicente Costa e do Cardeal Grech, conseguimos falar de nosso país em comum, que é Malta. Além disso, os sacerdotes contaram um pouco dos trabalhos pastorais que realizam aqui no Brasil", frisa o embaixador.
Aquilina é o primeiro embaixador de Malta e chegou ao País em 2022 para iniciar os trabalhos na embaixada em Brasília (DF). Durante os 4 dias que ficou em Jundiaí teve diversos encontros com lideranças religiosas, mas um deles foi especial: uma missa na Catedral Metropolitana, em 10/01, celebrada pelo Cardeal Grech com a comunidade católica jundiaiense. Após a missa, o embaixador foi convidado para um jantar exclusivo com seus compatriotas. Além do Cardeal Grech e do Bispo Costa, uniram-se ao momento os presbiteros: Pe. Daniel Balzan, vigário da Paróquia São Roque (SP), Pe. Xavier Cutajar, vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Helena Maria, Osasco (SP), Pe. Paulo Mercieca, que trabalha no Seminário da Diocese de Osasco e Pe. Charles Borg, Vigário Geral da Diocese de Araçatuba. 
O menor país da União Europeia é uma ilha no Mar Mediterraneo, tem mais de 500 mil habitantes e uma relação histórica com a Igreja Católica, sendo a religião oficial do Estado e professada pela maioria da população. A relação da catolicidade em Malta é evidente nas inúmeras igrejas espalhadas pelo território. Uma das mais famosas é a Igreja Carmelita, ou Basílica de Nossa Senhora do Monte Carmelo, na capital Valletta. É um dos principais atrativos turísticos da cidade e faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. "Em 2025, celebraremos os 50 anos de relações entre Brasil e Malta e acredito que teremos muitos motivos para celebrar, inclusive o aumento no número de visitantes  brasileiros", finaliza John Aquilina.

Sobre a Embaixada de Malta no Brasil: a missão diplomática foi inaugurada no Brasil em maio de 2022 e o primeiro embaixador é o diplomata John Aquilina. Esta é a primeira embaixada do país europeu na América Latina. Malta é um arquipélago situado na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e a costa do Norte da África. Possui 316 km2 e uma população com mais de 550 mil pessoas. Os idiomas oficiais são o inglês e o maltês. O país é conhecido por locais históricos relacionados a uma sucessão de governantes, entre eles os romanos, os mouros, a Ordem Soberana e Militar de Malta, os franceses e os britânicos. Malta é um destino de sol, com cerca de 300 dias sem chuva por ano. A melhor época para visitar as praias é o verão, O site oficial do Visit Malta e https://www.visitmalta.com

Edição por Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 15-01-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI