Notícias
Divulgação: Revista Hotéis
Depois de um final de semana de muito trabalho para validar os votos aos Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2024, acaba de sair o resultado e ficou acima das expectativas. A enquete que teve início no dia 9 de novembro, data que se comemora o Dia Nacional do Hoteleiro se encerrou a meia noite da última sexta-feira, dia 31 de janeiro. E como a cultura do brasileiro é deixar tudo para a última hora, o sistema que é dimensionado para receber 50 pessoas votando de forma simultânea, chegou a dar picos de 65 pessoas.
Com isso, nos últimos dias da votação o sistema apresentou
problema de instabilidade e em vários momentos chegou a travar. E nessa 14ª
edição, a enquete mostra a enorme importância de quem concorre ao Oscar do
Setor pela seriedade e transparência que é realizada a enquete, a segurança e
validação dos votos. E esse foi um ponto crucial nessa edição que teve até
inteligência artificial para identificar votos de colaboradores na própria
empresa em que trabalha. Essa foi apenas uma das artimanhas usadas por algumas
empresas e hoteis/redes que concorriam ao troféu, pois o uso de robôs criando
e-mails gratuitos falsos tentando fraudar o sistema surpreendeu. Além da
necessidade de validar o link de votação que o sistema enviava para o e-mail
cadastrado, todos os e-mails com contas gratuitas, como Gmail, Yahoo, Hotmail,
entre outros, sofreram um verdadeiro ‘pente fino’ para identificar até mesmo o
provedor que enviava para assegurar a lisura da votação.
Mais uma votação recorde
Nessa 14ª edição o sistema recebeu no total 25.367 votos de várias regiões do Brasil, mostrando o envolvimento das empresas que concorriam a maior homenagem dos hoteleiros no Brasil aos fornecedores do setor. Era necessário votar numa das 36 categorias e depois na marca mais lembrada para fechar o sistema, mas teve vários gestores que votaram com propriedade em todas as categorias. A média de votação por pessoa ficou em torno de cinco categorias. E dentre esses 25.367 votos, teve 545 que foram invalidados por fraudes constatadas pela não validação do e-mail (os que foram digitados errados e identificados, os votos foram confirmados), ou por e-mails gratuitos falsos criados por robôs e provedores. Teve também 428 pessoas que preencheram os dados, mas sairam do sistema sem fazer voto algum. Talvez por curiosidade para conhecer o sistema ou porque houve instabilidade no sistema na hora da votação ou talvez a pessoa saiu e esquecer de acessar novamente o sistema de votação e não atendeu os comunicados enviados.
A edição de 2023 registrou 5.217 votos validados e se mostrou um recorde difícil de ser alcançado, mas nessa edição de 2024, esse recorde foi quebrado, pois alcançou 5.308 votos. Isso se explica pela intensa campanha dos fornecedores em busca dos votos, assim como os hotéis / redes. As várias entidades que apoiam o troféu também se mobilizaram muito para os associados votarem, assim como campanhas da Revista Hotéis e das midias que apoiam. E quem conquistou o troféu nessa edição, pode ter certeza absoluta que a validação dos votos foi muito criteriosa para não prejudicar a vontade de quem estava fazendo a escolha.
Divulgação: Revista Hotéis
Grande conquista
Somente as empresas Harus e São Rafael continuam sendo as únicas que conquistaram todas as edições. E nessa de 2024, houve um terço de mudança em relação a 2023, pois 12 novas empresas conquistaram o troféu. E a força das redes hoteleiras ficou bem evidente no impacto que pode ter o resultado e alguns fornecedores tiveram a maioria dos votos de apenas quatro grandes redes. E por falar em rede, a Accor que já havia conquistado três vezes anteriores o troféu como a melhor rede que se relacionou com os fornecedores, reconquistou novamente, mas a disputada foi bem acirrada com uma outra grande rede.
A categoria que mais recebeu votos foi a de marca mais lembrada, que era necessária ser votada para fechar a votação. Como amenidades foi a segunda categoria mais votada, as empresas Harus e Realgems travaram uma disputa acirrada, pois investiram muito em midia social e ações de relacionamento com os gestores hoteleiros em busca de votos. Mas a Harus se sagrou campeã mais uma vez, mas com apenas 46 votos na frente da Realgems que por sua vez venceu na categoria marca mais lembrada e repetiu a façanha conseguida em 2013. E ficou evidente que nem sempre a pessoa que vota numa empresa na categoria que ela concorre, vota novamente como marca mais lembrada, pois certamente ele deve ter votada em várias outras categorias.
Disputas acirradas
A terceira categoria que mais recebeu votos foi a de locação de locação de equipamentos para eventos e teve quatro empresas disputando voto a voto a liderança, mas a R 1 Áudio Visual se sagrou novamente campeã. Muitos votos também foram computados na categoria locação de eletroeletrônicos, puxados principalmente pela empresa Rentv. Outra briga que se mostrou bem acirrada foi na categoria softwares de gerenciamento hoteleiro em que a Desbravador conseguiu essa conquista por poucos votos à frente da Totvs que teve uma boa performance graças a campanha realizada pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil aos seus mantenedores. Com isso, surpreendentemente a Totvs conseguiu a conquista na categoria armazenamento nas nuvens. As categorias com menos votos, por serem escolhas técnicas e de um menor números de profissionais da hotelaria foram: Fabricante de móveis planejados e marcenaria sob medida, comunicação visual externa e interna, empresa de revestimento de decoração, acessórios para banheiros e metais e louças sanitárias.
A entrega da premiação será numa grande festa no Wyndham São Paulo Ibirapuera Hotel à partir das 18h00 do dia 17 de fevereiro. O moderno centro de convenções do hotel possui capacidade de acolher mais de 1300 pessoas simultaneamente e vai receber confortavelmente os mais de 300 convidados para a solenidade. Vários CEOs de redes nacionais e internacionais que operam no Brasil já confirmaram presença, assim como: Vários VPs, diretores e gestores hoteleiros, representantes de entidades do setor e algumas autoridades públicas.
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home