Notícias

WTM Latin America 2025 é aberta oficialmente em São Paulo

Com aumento de 11% na área de exposição, projeção é que a edição deste ano cresça 8% em visitação.

Primeiro dia foi marcado por oferta de conteúdo qualificado, lançamentos e pela estreia da Experience Zone


Abertura oficial da WTM Latin America, foto divulgação

Reconhecida como o principal evento B2B de turismo e viagens da América Latina, a WTM Latin America foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (14/4) no Expo Center Norte, em São Paulo (SP) com o mix que a consagrou durante as últimas 11 edições: oferta de conhecimento de alto nível, geração de negócios e networking qualificado.

À frente de uma plateia lotada por autoridades e profissionais de diferentes áreas e vindos de diversos países, Bianca Pizzolitto, Event Leader da WTM Latin America, liderou a solenidade de abertura destacando a intersecção entre inovação e humanização que permeia esta edição. “Tecnologias evoluem e se transformam, mas aquilo que nos torna humanos como o desejo de pertencer, de se emocionar, de conhecer o novo, é insubstituível”, defendeu.

Para provar essa premissa, ela abriu o discurso com uma reflexão criada e falada por inteligência artificial a partir de reflexões que compartilhou com a plataforma, ressaltando que a tecnologia pode e deve ser usada a favor de ideias. “A gente pode falar de inteligência artificial, de tecnologia, de novas ferramentas, de negócios que acontecem em poucos cliques. Mas, no centro de tudo, continuam as pessoas, as histórias e o desejo humano de se conectar, de trocar, de se mover em direção ao outro. É bonito perceber que, mesmo em um evento cada vez mais tecnológico se propõe a ser, a essência da WTM Latin America permanece em criar encontros, promover conexões, incentivar a experiência e a experimentação, celebrar a diversidade e a inclusão”, completou.

Em sua segunda viagem ao Brasil, Jonathan Heastie, diretor de portfólio da RX Global, celebrou o modo de ser latinoamericano, atributo que ele destacou como uma grande vantagem em um mundo em constante mudança. “Liderar os eventos da WTM ao redor do mundo me proporciona uma posição privilegiada para ver algumas das tendências que estão surgindo na indústria global de viagens e turismo. Posso dizer com segurança que poucas regiões têm a energia, a criatividade e a capacidade de se reinventar, como a América Latina”, disse.

Claudio Della Nina, diretor da RX para América Latina, destacou a importância da WTM Latin America. “Como parte de um portfólio global que conecta pessoas e negócios em mais de 350 eventos em 25 países e 42 setores da economia, a WTM Latin America tem um papel estratégico e muito especial dentro da RX. Falamos de uma indústria que, além das divisas econômicas e de seu papel técnico e tecnológico, movimenta sonhos, gera oportunidades e tem um impacto real na vida das pessoas”, ressaltou.

Após o discurso das autoridades, Milton Cunha comandou um talk show com Angelina Basílio, Claudia Alexandre e Solange Bichara sobre Carnaval e tecnologia. Cunha abriu a conversa resgatando as origens das escolas de samba. “O Samba é um valor cultural do povo brasileiro. No Rio de Janeiro de 1900, o povo periférico, negros recém-libertos e nordestinos voltando da Guerra do Paraguai, jogados à própria sorte, estavam lutando para encontrar lugar no mundo. Esse povo sem dinheiro para o lazer no centro, ficou nos seus barracos e criou seu próprio divertimento. Assim nasceu o batuque e surgiram os chamados grêmios recreativos das escolas de samba”.

Na sequência, falou a professora e escritora Claudia Alexandre, estudiosa do samba e da cultura afro. Para ela, a escola de samba é uma tecnologia do povo negro. “A escola de samba não é só espaço de entretenimento, é para sobreviver, com muitas etnias que se juntaram para ressignificar a vida”, conceitua.

A presidente da Rosas de Ouro, atual campeã do Carnaval de São Paulo, Angelina Basílio enfatizou o uso da tecnologia em prol dos desfiles. “A tecnologia faz parte dos nossos carros alegóricos, o que nos possibilitou ver antecipadamente com projeções em 360°, inclusive com as medidas e detalhes”.

Solange Bichara, presidente da Mocidade Alegre, reforçou o discurso da tecnologia mostrando aos presentes as inovações de sua escola e outros exemplos de coirmãs de São Paulo e do Rio. “A tecnologia está inserida na nossa preparação, seja para testar o efeito das luzes antecipadamente e efeitos visuais, pois um carro iluminado no barracão, que é um lugar mais escuro é uma coisa, na avenida a luz diminui, assim ajustamos tudo antes”, finalizou. Todos foram unânimes em enfatizar a importância da comunidade somada à tecnologia, mix que converge com o tema da edição. “A escola de samba é uma ferramenta humana pra fazer a vida mais bonita”, pontuou Milton.

 

Estreias e números

Estandes dos principais destinos e empresas de todo o mundo oferecem aos visitantes a oportunidade de explorar as últimas tendências, buscar novos produtos e expandir sua rede de contatos. Em termos de dimensões, a WTM Latin America 2025 teve aumento de 11% na área de exposição e a expectativa é crescer pelo menos 8% em público na comparação com o ano anterior.

A novidade deste ano é a Experience Zone, área com experiências imersivas criadas para despertar conexões emocionais com os visitantes. A nova área ocupa posição estratégica no pavilhão e reúne ativações distintas, com destaque para uma instalação sensorial que celebra os cinco continentes - com direito a aromas típicos, sons regionais e imagens icônicas de cada região – e para a parada temática liderada pela United Parks com personagens que remetem à floresta tropical.

“É um prazer estarmos na nova Experience Zone apresentando a nossa nova área Wild Oasis at Jungala, do Bush Gardens Tampa Bay que será inaugurada no final de maio como um espaço imersivo para toda a família com temática focada na fauna da América Central e América do Sul, inclusive com animais resgatados, que ficarão num santuário”, explica Leonardo Fortes - gerente de MKT e vendas da United Parks.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais instalou um SPA no pavilhão para divulgar seu potencial para o turismo de bem-estar. Para comemorar seus 80 anos de operação, a TAP Air Portugal realiza uma oficina de customização dos cordões de crachás, fortalecendo a memória afetiva dos visitantes com a marca. Já o grupo Ânima, referência em educação superior no país, promove uma experiência de imagem 360º, convidando os visitantes a entrarem em uma cápsula audiovisual.

Outro lançamento que marcou o primeiro dia da WTM Latin America foi o Passaporte Acessível, aplicativo gratuito criado pela jornalista e escritora Jessica Paula que mapeou 40 pontos de interesse na cidade de São Paulo, em parceria com a SPTuris. “Quando pensamos em acessibilidade, não falamos apenas de deficientes físicos, mas de todas as pessoas com mobilidade reduzida como idosos, grávidas e até pessoas com um pé quebrado”, defende.

 

Megatendências e premiações

No campo da capacitação, a oferta de conteúdo é um dos grandes atrativos da feira e acontece concomitantemente nos três espaços dedicados a conferências – Teatro Technology & Innovation, Teatro Trends e Teatro Transformation – com curadoria apurada e palestrantes que trazem à tona os debates mais urgentes e transformadores do turismo.

O primeiro destaque nesse sentido foi o lançamento do Feel Brazil, plataforma criada pela Embratur em parceria com o Sebrae que mapeou 100 experiências de microempresas nas 27 Unidades da Federação para propor a divulgação de um país autêntico e diverso. “Inauguramos o Brasil do futuro, para que todos possam acessar de maneira padronizada e organizada no Brasil e no exterior”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur.

Salientando o trabalho de mapeamento e curadoria, ele ressaltou que o turista poderá acessar e comprar as experiências. “Pela primeira vez, estamos promovendo a experiência, mas também investindo num trabalho de inteligência de negócios para atingir os operadores internacionais, para que exista relações comerciais entre os microempreendedores e o mercado internacional”, comemorou.

Outro momento importante foi o debate das megatendências que vão moldar o turismo latino-americano em 2025 e além. Conduzido por Aleix Rodríguez Brunsoms, diretor de estratégia da Skift Advisory, com a participação de Andrés Diaz Silva, diretor da Procolombia; Santiago Granda, Subsecretário de Promoção do Ministério do Turismo Equador, e Gonçalo Hall, CEO, Nomadx, o debate ressaltou a relevância crescente de frentes como o turismo de eventos (esportivos, naturais e de entretenimento) e viagens guiadas por propósito, entre outras.

No tocante ao futuro do trabalho no turismo e ao receio do papel que a Inteligência Artificial desempenhará, Alexandre Cordeiro, diretor de tecnologia da Tech Travel Hub cravou: O futuro das viagens já começou e ele é movido por inteligência. “A inteligência artificial não substitui o humano - ela o amplifica. Nos liberta do operacional para que façamos outras tarefas, mais inteligentes. Não é sobre resistir ou ter medo da IA, mas sim sobre aprender a voar com ela”, disse.

A programação também contou com a cerimônia de premiação da terceira edição do Prêmio de Afroturismo, criado pelo Guia Negro, patrocinado pela Embratur e pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS). Bruno Wendling diretor-presidente da Fundtur-MS celebrou a iniciativa e aproveitou a ocasião para lançar o primeiro Guia Isto É Mato Grosso do Sul Afroturismo. “Momentos como esse fazem a gente refletir o papel do turismo de ser um vetor de inclusão, uma pauta positiva, de reafirmação”, disse.

Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur destacou o protagonismo dos afroempreendedores. “É muito importante que a gente esteja aqui, investindo em prêmios como esse, para que vocês possam, cada dia mais, se aprimorar se empoderar e no que fazem no que fazem”, disse.

 

A premiação foi entregue para 10 categorias e os vencedores foram:

  1. Melhor Destino Nacional: Rio de Janeiro/RJ
  2. Melhor Destino Internacional: Colômbia
  3. Empresa Parceira do Afroturismo: Sebrae
  4. Melhor Conteúdo de Afroturismo: Leandro Gonçalves/Preto Viajante
  5. Melhor Atrativo ou Experiência: Muhcab - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
  6. Melhor Experiência fora do Eixo Rio-São Paulo-Salvador: Julia Madeira/Rotas Afro
  7. Melhor Empreendimento de Afroempreendedor: Embaixada Preta
  8. Melhor Profissional de Afroturismo: Thais Rosa/Conectando Territórios
  9. Melhor Empresa de Afoturismo: Diáspora.Black
  10. Destaque Guia Negro: São Luís/MA

“Estar nesse palco para participar da entrega é um privilégio. É daqueles momentos que me lembram porque a gente acredita no poder transformador do turismo. O prêmio é muito mais do que um reconhecimento: é um ato de afirmação, um espaço de visibilidade e a prova de que o turismo que queremos construir precisa cada vez mais incluir, representar e dar voz a todas as histórias”, finalizou Bianca.

A programação foi encerrada com uma festa patrocinada pela Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe e pela Orinter Tour & Travel, com direito a um show especial de Mestrinho, ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.

 

Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America é realizada, anualmente, em São Paulo e atrai quase 30 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento. O evento oferece conteúdo qualificado aliado a networking e oportunidades de negócios. Em sua mais recente edição, em 2024, a WTM Latin America manteve seu foco na geração efetiva de negócios, e conseguiu a marcação antecipada de quase sete mil reuniões que foram realizadas entre compradores, agentes de viagens e expositores. Em 2025, a WTM Latin America ocorre entre 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.


Edição por Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 15-04-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.