NOVO DECRETO AUMENTA A TAXA DE OCUPAÇÃO PERMITIDA EM HOTÉIS E POUSADAS DE MONTE VERDE
A partir de hoje (30), estabelecimentos de hospedagem poderão funcionar com 60% de capacidade.
A partir de hoje (30), os mais de 150 estabelecimentos de hospedagens do distrito de Monte Verde (MG) poderão operar com, no máximo, 60% da sua capacidade. A ampliação, até então em 40%, foi estabelecida em novo decreto da Prefeitura de Camanducaia (nº 145/2020), publicado na última sexta-feira (24), que traz, ainda, outras novidades nas regras de reabertura do turismo da vila: a entrada de famílias na Pedra Redonda e o aumento no número de pessoas nos comércios.
Com relação aos serviços e atrativos turísticos que precisam de carros, o novo decreto estabelece que os veículos deverão transportar, no máximo, três pessoas, incluindo o guia/motorista, exceto nos casos de casais acompanhados de filhos, quando será permitida a ocupação máxima do veículo. É proibida a entrada, circulação e permanência de Motorhomes às sextas, sábados, domingos e feriados (inclusive prolongados). Já na Trilha da Pedra Redonda, o novo texto permite a entrada de famílias. Na regra anterior, o acesso estava restrito a apenas duas pessoas. A entrada de famílias no passeio na Trilha da Pedra Redonda, porém, só será permitida com a contratação de agências de passeio.
O decreto aumenta também o número de pessoas nos comércios: estabelecimentos comerciais acima de 150 m² poderão funcionar com, no máximo, dez clientes por vez (antes, o limite era de seis clientes), sempre obedecendo o distanciamento interpessoal de, no mínimo, 2 metros.
Hospedagem
Casas destinadas ao recebimento de hóspedes e visitantes devem respeitar o limite de 8 pessoas (adultas) por imóvel. Apesar do aumento da taxa de ocupação nos hotéis e pousadas, as áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground deverão permanecer fechadas. Já as atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas. Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito. “Nossa prioridade é fazer a retomada de maneira consciente e responsável, seguindo absolutamente todos os protocolos sanitários”, disse Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência do Desenvolvimento de Monte Verde e Região), criada neste ano para promover o desenvolvimento econômico sustentável de Monte Verde.
De acordo com o decreto municipal 0119/2020, publicado no dia 29 de maio, desde o dia 1º de junho, também com restrições, as atividades de outros segmentos também voltaram a funcionar, como bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza. Monte Verde abriga, de acordo com a Prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares.
No ano passado, mais de 500 mil turistas passaram pelo distrito, sendo 60% na alta temporada (entre maio e agosto), segundo dados da Prefeitura de Camanducaia.
Sobre a MOVE
Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada neste ano para promover o desenvolvimento econômico sustentável do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo e artístico. Atualmente, com mais de 100 associados, a MOVE trabalha em quatro frentes: apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfretamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; e apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região. A MOVE incorporou a antiga AHPMV (Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde).
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 30-07-2020
Regulamento das Notícias