Onde e quem criou o Fondue?
O fondue foi criado na Suíça, durante a Segunda Guerra, por camponeses das regiões montanhosas que não conseguiam buscar alimento nas cidades devido ao frio intenso e muitos combates. Eles começaram a aproveitar os restos de queijo que produziam para não morrer de fome. Como havia muito queijo, os camponeses acabaram inventando uma comida quente e simples a partir dele. Essa invenção era saborosa e ao mesmo tempo nutritiva, além disso, também os mantinha aquecidos.
O queijo ficava no fogo até derreter, então os camponeses mergulhavam pedaços de pão no creme borbulhante que se formava, e assim se alimentavam. A versão doce surgiu muito tempo depois, no fim da década de 50, quando o famoso chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, começou a servi-lo como sobremesa, trocando o queijo pelo chocolate.
A proposta do Restaurante O Alquimista é de proporcionar ao cliente o máximo em sabor, textura, cor e paladar. O Chef Edu Cardoso está trabalhando com os melhores fornecedores de queijo e de chocolate e propõe uma releitura na proposta do prato. Os queijos Emental e Gruyère ganham toque especial, com molhos especiais e pães artesanais. O de chocolate também terá inovações; além das frutas da época, serão servidos também frutas sazonais, como figo, pitaya e cereja.
O Alquimista inaugura o fondue em seu cardápio a partir desta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, e informa que, ainda neste mês, abrirá um espaço exclusivo para um dos mais sofisticados Sushis da Mantiqueira. Aguardem!