O
maestro e pianista João Carlos Martins e a
Bachiana Filarmônica SESI-SP voltam ao palco do Teatro Gazeta, em São Paulo, no dia 7 de maio, para um concerto híbrido: presencial, com entrada gratuita, e online, pelos canais de Martins no
YouTube e no
Facebook.O concerto, viabilizado através dos mecanismos do Programa Nacional de Apoio à Cultura - Pronac, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, começa com uma das peças mais conhecidas de Johann Sebastian Bach, Jesus, alegria dos homens, coral final da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), composta no ano de 1716, em Leipzig, Alemanha.
A canção Smiles, tema do filme Tempos Modernos composto por Charles Chaplin em 1936, e o primeiro movimento da Sinfonia nº 40, Molto Allegro, de Wolfgang Amadeus Mozart, dão sequência ao concerto.
César Guerra-Peixe, compositor apontado como um dos maiores brasileiros do século 20, conhecido por sua obra erudita com forte apelo popular e com origem semelhante à de Martins – ambos são filhos caçulas de portugueses, foram incentivados na carreira por seus pais e iniciaram na música aos sete anos – será lembrado em Mourão, seu trabalho mais famoso, com origem clássica, mas com grande influência popular, inspirado no som das rabecas do folclore nordestino.
O maestro convida então o tenor Jean William para os solos em Parla piu piano, tema de O Poderoso Chefão, composto pelo mago das trilhas, Nino Rota; Con Te Partiro, de Francesco Sartori com letra de Frank Peterson, canção popularizada no Brasil na novela Torre de Babel (1998/1999); e a ária mais conhecida do compositor Giácomo Puccini, Nessun Dorma, do último ato da ópera Turandot.
O concerto termina com o pianista João Carlos Martins em uma das mais conhecidas composições de Astor Piazzolla, Libertango, um “tango nuevo”, estilo criado pelo próprio Piazzolla, e Playing Love, composta por Ennio Morricone para a trilha do longa de Giuseppe Tornatore, A Lenda do Mar.