PARQUE BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR E MSW CAPITAL SE UNEM EM PARCERIA INÉDITA PARA IMPULSIONAR STARTUPS NAS ÁREAS DE TURISMO, ENTRETENIMENTO, MÍDIA E SUSTENTABILIDADE
A iniciativa tem como objetivo abrir caminhos para novos negócios, instigar o uso da tecnologia e contribuir para aprimorar a experiência dos viajantes na América do Sul .
Parque Bondinho Pão de Açúcar e MSW Capital se unem em parceria inédita - Crédito: Divulgação/Parque Bondinho Pão de Açúcar
O Parque Bondinho Pão de Açúcar, referência no mercado de turismo, se uniu à MSW Capital, gestora especializada em corporate venture capital, para criar um programa de inovação dedicado ao impulso de startups inovadoras nas áreas de Turismo, Entretenimento, Mídia e Sustentabilidade. O programa chamado 110 Ventures tem como objetivo fortalecer o ecossistema brasileiro de empreendedorismo inovador e incentivar o uso da tecnologia para contribuir para uma melhor experiência aos turistas por toda América do Sul.
O 110 Ventures carregará consigo o DNA de inovação e a experiência em serviços de excelência do Parque Bondinho e a experiência da MSW na identificação, aceleração e investimento em startups em estágio inicial. O projeto irá originar novos negócios e vai impulsioná-los por meio de geração de sinergias com todas as empresas da holding Iter, controladora do Parque Bondinho Pão de Açúcar.
O programa terá duração de 4 meses e as startups selecionadas terão acesso a espaço de co-working no Parque Bondinho Pão de Açúcar (Praia Vermelha, Rio de Janeiro), participarão de workshops estratégicos, realizarão POCs e poderão utilizar a base de visitantes do Parque Bondinho, com mais de 1 milhão de visitas ao ano, para aplicarem as soluções existentes ou co-desenvolverem novas soluções. Além disso, receberão mentoria de executivos do Parque Bondinho e da MSW e possibilidade de investimento ao final do período de aceleração. Para cada empresa selecionada, será criado um Plano de Impulso do Programa, cujo objetivo é desenvolver o negócio da startup ao mesmo tempo em que fortalece a atuação do Parque Bondinho e da Iter através da Inovação Aberta, incentivando a adoção, bem como o investimento em modelos de negócios inovadores.
"O Parque Bondinho tem em seu DNA a inovação. Há 110 anos, o parque apresenta iniciativas pioneiras em diversos setores como turismo, entretenimento e mídia, sempre prezando pela qualidade e excelência que o tornaram uma das atrações mais icônicas no mundo. Ao lançarmos o 110 Ventures, em parceria com a MSW, seguimos com essa trajetória inovadora, estimulando e investindo em novas ideias no setor como um todo, extrapolando as barreiras do parque, também incentivando novas iniciativas tecnológicas no país de uma forma inédita. E o melhor de tudo, quem sairá ganhando será o Rio de Janeiro, que abrigará um projeto tão importante como esse", explica Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.
Essa primeira chamada visa atrair startups que atuam nos mercados de Turismo, Entretenimento, Mídia e Sustentabilidade, com maior interesse em soluções que: (1) visam novas experiências digitais e personalizadas, (2) aumentem engajamento e fidelização de clientes, (3) promovam melhoria de segurança e proteção, (4) proporcionem atendimento virtual e personalizado, (5) melhorem eficiência operacional de serviços, (6) lidem com gestão de eventos de grande porte, e (7) inovem em jornadas de aproximação e contemplação da natureza.
“O Parque Bondinho Pão de Açúcar, a Iter e a MSW participarão de forma ativa das etapas do ciclo de desenvolvimento das startups. O Parque Bondinho irá compartilhar a experiência em criar serviços de excelência, os mesmos que o tornaram referência global em turismo e entretenimento. A MSW Capital, responsável pela gestão do programa e pioneira no Brasil em corporate venture capital, trará essa experiência pioneira em compor elos de geração de valor entre a corporação e as startups, assim como prepará-las para futuras rodadas de captação”, diz Moises Swirski, fundador e sócio executivo da MSW Capital.
Como critérios de seleção inicial, é importante que as startups sejam negócios inovadores de base tecnológica, estejam em estágio inicial (seed e pré-seed), tenham no mínimo 2 fundadores dedicados (idealmente CEO e CFO) e que já tenham suas soluções sendo utilizadas por clientes (B2B ou B2C). As inscrições, com mais informações sobre o Laboratório de Inovação, podem ser feitas pelas startups nesse site, entre os dias 01/07 a 10/08.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar é uma das mais famosas atrações da cidade do Rio de Janeiro e proporciona experiências sustentáveis em turismo, entretenimento e mídia. Em seus quase 110 anos de história e funcionamento, já recebeu aproximadamente 50 milhões de visitantes e é o teleférico mais antigo em funcionamento do mundo. Situado em uma importante área de conservação ambiental e entre duas montanhas cobertas pela Mata Atlântica, o Parque Bondinho Pão de Açúcar conta com um trecho inicial que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros, a 227 metros de altura. Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, sendo o ponto mais alto, com 396 metros acima do nível do mar.
A MSW Capital é uma gestora de venture capital que atua com foco nos estágios iniciais especializada em Corporate Venture Capital. É a primeira gestora de venture no Brasil a olhar para grandes empresas como parceiras de negócios e a estruturar e gerir fundos de corporate venture capital multi-corporativos ou proprietários. Dedicada a potencializar a relação entre corporações e startups, baseada em relação de confiança e voltada para gerar valor para ambos. Entre seus principais clientes/investidores estão corporações como: Banco do Brasil, Microsoft, Bayer, Algar, Moura Baterias, BancoBV, Qualcomm, Monsanto, Age-Rio e BB Seguros. E, entre suas principais investidas estão: Olivia, Car10, Carflix, Tbit, Árvore Educação, Taranis e Fabric.
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 27-06-2022
Regulamento das Notícias