MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL APRESENTAM ATRATIVOS TURÍSTICOS NO CRAB, NO RIO
Programação contará com rodada de negócios, palestras e visita a pontos turísticos da capital fluminense.
Na próxima semana, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) recebe uma programação especial de turismo para apresentar os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul às agências de viagens do Rio de Janeiro. Empresários de receptivos do Centro-Oeste também participam desse intercâmbio de negócios. A ação faz parte das atividades paralelas da mostra gratuita “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, aberta ao público no local.
No dia 04/10, a partir das 09h, acontece o Encontro de Negócios do Turismo destinado aos agentes de viagens convidados. Na ocasião, haverá apresentação dos destinos MT e MS pela Fundação de Turismo de ambos os estados (09h30), Rodada de Negócios (10h), visita guiada à exposição (14h), e palestras sobre Turismo e Inovação (15h) e Turismo e Economia Criativa (16h).
Já em 05/10, será a vez dos empresários de MT e MS realizarem tours por alguns pontos turísticos do Rio – “Pequena África”, lar histórico da comunidade afro-brasileira na Região Portuária (09h30); Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o mais importante polo da cultura nordestina da cidade localizado no bairro de São Cristóvão (11h30); e Parque da Catacumba, reserva ecológica na Lagoa Rodrigo de Freitas, com apresentação da plataforma eTrilhas, desenvolvida para auxiliar na gestão de trilhas em uma região, município ou parque (15h30).
A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” é um retrato do artesanato característico das regiões do Cerrado e do Pantanal do país, e ocupará todas as galerias do térreo do CRAB até 29 de outubro. Promovida pelas UFs do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, a mostra reúne 6.400 obras de mais de 150 artesãos do Centro-Oeste. Grande parte das peças expostas no espaço está à venda, podendo ser reservada pelos visitantes. Há ainda um espaço para a venda de diferentes artigos produzidos pelos artesãos envolvidos no projeto.
Com curadoria de Renato Imbroisi, a exposição é uma das maiores e mais diversificadas mostras de artesanato brasileiro já expostas no CRAB. Segundo Imbroisi, a ideia é “levar o visitante a percorrer uma ‘casa’ que revele, pelos seus cômodos, tesouros naturais, objetos artesanais e a comida típica da região conhecida como ‘Coração do Brasil’ ou ‘Berço das Águas’ – pois, ali, brotam centenas de nascentes, gerando rios que percorrem muitos quilômetros, por vários estados, em direção ao Atlântico”.
Pelos cômodos da casa de 440m², o visitante poderá apreciar variados tipos de técnicas de artesanato. No quarto de dormir, uma cama cenográfica projeta imagens de tecidos, bordados e crochês, assim como mapas da região e pássaros, em vídeos de cinco minutos. Já na cozinha, o encanto se dá por meio de painéis de frutos do Cerrado, cestos, panelas, tábuas de madeira, entre outros objetos.
Até o fim do período da ocupação, o CRAB receberá mais um evento gratuito: a Semana Pantaneira. Recentemente, houve uma mostra gastronômica com a presença de chefs de cozinha da região e uma programação voltada ao artesanato do Centro-Oeste. Além dessas atividades, o CRAB conta, também, com uma programação fixa destinada ao público infantil.
Serviço:
Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”
Período: Até 29 de outubro de 2022
Endereço: Praça Tiradentes, 69/71, Centro do Rio de Janeiro/ RJ.
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 17h.
Ingresso: Entrada gratuita
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 30-09-2022
Regulamento das Notícias