Circuito das Frutas assina Plano de Ação para obter certificação de Destinos Turísticos Inteligentes
Em parceria com o Senac Jundiaí, representantes dos 10 municípios assumiram compromisso pelo selo de reconhecimento internacional no turismo
Representantes dos dez municípios assinam o Plano de Ação do Programa Destino Turístico Inteligente (Créditos: Gislaine Amaral/Senac Jundiaí)
Buscando uma melhoria contínua da experiência turística na região, os municípios do Circuito das Frutas, em parceria com o Senac Jundiaí, participaram de um programa para a elaboração do Plano de Ação para a obtenção do selo Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Os módulos do programa aconteceram entre junho de 2021 e outubro de 2022, e representantes dos dez municípios se reuniram em Jundiaí na última quarta-feira, 21 de junho, para firmar o compromisso de desenvolvimento.
Destinos Turísticos Inteligentes, de acordo com o conceito definido pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P (SEGITTUR), da Espanha, é "um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes".
Durante o programa, os municípios passaram por um diagnóstico individual para identificação das possibilidades e necessidades de cada um, fundamentado em sete indicadores como “Condições Gerais do Município”, “Sustentabilidade Ambiental”, “Sustentabilidade Turística”, “Acessibilidade”, “Qualidade de Vida”, “Conectividade” e “Sistema de Informações Turísticas”. Com base no diagnóstico, foram desenvolvidos 14 projetos que contemplam o Circuito das Frutas como um todo, definidos por ordem de prioridade, e apresentados no Plano de Ação para tornar o polo turístico mais competitivo, atraente e inovador, promovendo melhorias tanto na qualidade da experiência do turista quanto na qualidade de vida dos moradores do destino.
O Plano de Ação do Programa Destino Turístico Inteligente foi assinado por representantes dos dez municípios, pelo Gerente Senac Jundiaí, Mauro de Nardi Costa, e pelo Prefeito de Louveira e atual Presidente do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas, Estanislau Steck. A Presidente do Conselho Regional de Turismo do Circuito das Frutas, Mirian Santos Oliveira, também assinou o documento. "Me sinto honrada em estar representando o Circuito das Frutas, e pela oportunidade fazermos parte desse projeto. Esse processo nos possibilitou enxergar o quanto caminhamos, e o quanto ainda podemos avançar, trazendo a força e o empoderamento necessários para mostrarmos ao mundo o que temos de melhor", diz Mirian.
O evento também contou com os painéis de “Jornada Educacional e Desafios para o Circuito das Frutas”, apresentado por Valéria Andrade de Thomaz, do Senac Jundiaí; “A Hospitalidade e DTI”, com Jéssica Kobayashi Corrêa, do Senac São Paulo; e o “DTI no Brasil”, com Angela Baltazar, Analista de Inovação do Ministério do Turismo.
"Sempre há melhorias a serem realizadas, e esse é um processo fundamental de transformação dos destinos em DTI. É o futuro do turismo sendo preparado hoje, buscando trazer impactos positivos, inovadores e sustentáveis para todos: moradores, turistas e empresários locais", ressalta Angela Baltazar.
Com diversas opções de lazer e um turismo rural consolidado, o Circuito das Frutas tem o objetivo de entrar no mapa internacional levando a hospitalidade rural a diversos lugares do mundo, e está comprometido com os pilares que impactam todo o universo do mercado de turismo, turistas, moradores, iniciativa pública e privada. O modelo do Plano de Ação segue tendência mundial para melhor experiência do turista, desenvolvimento da acessibilidade e sustentabilidade, qualidade do atendimento nos serviços e eficiência no uso dos recursos, para tornar os municípios integrados e interativos.
Para Marcela Moro, Diretora de Turismo de Jundiaí e integrante do Circuito das Frutas desde o início de sua formação, em 2020, o programa é muito importante para a região. "Foi um processo denso, mas que nos permitiu olhar para o todo de uma forma diferente e profunda. O Circuito sempre se preocupou em estar à frente, trazendo tecnologia e inovação ao mercado de turismo. E hoje não tenho dúvida em dizer que somos um dos Circuitos mais organizados do Estado e também do país. Temos um longo caminho de evolução pela frente e como Plano de Ação conseguimos homogeneizar o processo para atingirmos a mesma meta: nos tornarmos o primeiro Polo Turístico com certificado DTI", diz.
Angela Baltazar recebe cesta do Circuito das Frutas. Da esquerda para a direita: Marcela Moro, Diretora de Turismo de Jundiaí; Angela Baltazar, Analista de Inovação do Ministério do Turismo; Mirian Santos Oliveira, Presidente do Conselho Regional de Turismo do Circuito das Frutas; Valéria Andrade de Thomaz, docente do Senac Jundiaí; Rafaela Lourençon, Turismo de Louveira. (Créditos: Gislaine Amaral/Senac Jundiaí)
Circuito das Frutas
O Circuito das Frutas é uma região turística que envolve os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, no interior de São Paulo, bastante conhecido pela sua produção de diversas frutas e por seus inúmeros eventos ligados à temática das frutas, que são realizados anualmente, como as Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba, Figo, entre outras, celebrando o cultivo e valorizando o produtor rural dos municípios.
Muito além das frutas, o Circuito oferece também diversos programas rurais, ao ar livre, culturais, históricos, de cicloturismo e enoturismo, incluindo experiências gastronômicas únicas, fruto das variadas tradições e correntes étnicas que se instalaram nas regiões ao longo do tempo. O turista pode desfrutar uma gama de atividades, cercado pela hospitalidade característica da roça.
https://circuitodasfrutasoficial.sp.gov.br/
/oficialcircuitodasfrutas
@circuitodasfrutas
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 29-06-2023
Regulamento das Notícias