Notícias
No mês em que o cemitério da Consolação completa 166 anos de sua fundação, 10 de julho de 1856, a Consolare, em parceria com o projeto O que Te Assombra? e o Reconheça São Paulo, promove um passeio noturno no dia 26 de julho, a partir das 19h. Os visitantes terão a oportunidade de conhecerem a história e o legado de diversas personalidades importantes e modernistas que estão sepultadas no local.
Durante o tour, conduzido por Thiago de Souza, idealizador do O que te assombra?, e pela historiadora Viviane Comunale, os visitantes irão percorrer os túmulos de ilustres personalidades que desempenharam papéis significativos na história do Brasil e da cidade de São Paulo.
Entre os nomes presentes no cemitério, destacam-se Luís Gama, poeta e jurista conhecido como patrono da abolição da escravidão; Líbero Badaró, médico, jornalista e patriarca da Imprensa Livre; e três membros do grupo dos modernistas: a pintora Tarsila do Amaral e os poetas Mário e Oswald de Andrade.
Serão abordados ainda aspectos sobre os milagreiros (santos populares) Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, além de explorar a arte tumular de modo geral e protagonistas de lendas e cenas urbanas marcantes, como os irmãos "dos Reis", envolvidos no triste episódio do crime do Castelinho da Rua Apa, e Dona Yayá, que viveu à margem de sua autonomia em um manicômio particular após sofrer interdição psiquiátrica.
Os passeios noturnos no Cemitério da Consolação ocorrem mensalmente desde agosto de 2023. Devido à alta demanda, os ingressos são limitados a 130 participantes no total.
Cemitério da Consolação
Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, ele é um museu a céu aberto, repleto de histórias cativantes e figuras notáveis que ajudam a contar a história da cidade.
Serviço:
Passeio Noturno no Cemitério da Consolação
Importante: em caso de chuva, a visita será cancelada.
Sobre a Consolare
A Consolare é a concessionária responsável pela gestão dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana, no município de São Paulo, pelos próximos 25 anos. Reunindo uma visão nacional e grande expertise nos setores funerário e de engenharia, a concessionária tem sua atuação pautada na melhoria dos serviços funerários e da infraestrutura cemiterial da cidade. Além das necrópoles, sua estrutura é composta por mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, sete agências funerárias, mais de 120 mil jazigos/covas e 60 salas de velório.
Edição Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home