Notícias
A Convenção Anual da Blue Tree Hotels, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de julho, no Blue Tree Premium Morumbi, em São Paulo, teve uma robusta programação sob o tema “Onde a excelência, inovação e resultado se encontram” e contou com mais de 120 participantes.
O primeiro dia (link) teve conteúdos sobre o DNA da empresa de bem-receber, bem-servir, bem-cuidar; palestras sobre projetos, liderança, arquitetura, saúde mental e mudanças do mercado, além da apresentação de cases dos hotéis. Já o segundo dia foi repleto de apresentações sobre teambuilding, divisão de áreas, operações, vendas e controladoria, além de uma premiação especial para as unidades e colaboradores que se destacaram em 2023 (link). No terceiro e último dia, estiveram no centro dos debates temas como Environmental, Social, and Governance (ESG), Inteligência Artificial e projetos de eventos e serviços exclusivos.
“Essa ação é um marco para celebrar nossas conquistas, refletir sobre os desafios superados e, principalmente, planejar o futuro. Quero expressar minha profunda gratidão a cada colaborador e parceiro que faz parte da nossa jornada. A excelência em hospitalidade é a nossa missão, e juntos continuaremos a inovar e proporcionar experiências inesquecíveis aos hóspedes. Aproveitamos esse encontro para fortalecer os laços e compartilhar conhecimentos, sempre com o objetivo de alcançar novos patamares de sucesso”, ressaltou Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.
Confira os destaques do terceiro dia
Andrezza Olkawa, palestrante, trouxe conceitos do ESG com destaque para cada sigla como o “E” com insights com ações de controle e redução da emissão de gases de efeito estufa; gestão de resíduos, água e efluentes; consumo de energia; impactos na biodiversidade; prevenção da poluição; matérias-primas de produtos e serviços que podem ser reutilizados; além da avaliação ambiental de fornecedores.
Em relação ao “S”, a profissional apresentou insights sobre diversidade, equidade e inclusão; saúde e segurança dos serviços; prevenção do assédio; treinamento e capacitação; relacionamento com as comunidades locais; direitos do consumidor; e avaliação social de fornecedores. Já para o “G”, ela abordou o combate à corrupção; concorrência justa; privacidade e proteção de dados; implicações econômicas decorrentes de mudanças climáticas; e apoio às causas públicas.
Durante o evento, foram ressaltadas as ações que a Blue Tree Hotels aplica no seu dia a dia. A marca utiliza como lema o “Mottainai”, que significa evitar desperdício de recursos, tempo e vida. “O objetivo foi propor que cada colaborador seja aquele vagalume que pisca e que atrai outros para emitirem luz. Vocês têm o desafio de levar essa iluminação para dentro da equipe, mostrar que é possível fazer a diferença!”, comentou Andrezza.
Para tornar a ação mais didática, a palestrante propôs uma dinâmica para que os participantes apresentassem ideias para cada sigla do ESG.
Inovação
A apresentação sobre as inovações da Blue Tree Hotels contou com a participação de Euler Cabral, responsável pela área de TI da empresa; Guilherme Louback, Business Engagement Manager; Juliana Corredato, gerente geral de Revenue Management; e Felipe Nashimura, diretor geral da rede.
“A Blue Tree tem como objetivo sempre buscar a excelência em sua operação. E a automatização das operações é uma realidade, porém não podemos deixar de lado o fator humano. Por mais que a proposta traga um aspecto de otimizar etapas, procuramos alinhar a tecnologia com o ganho de experiências de nossos clientes, transformando o tempo ganho (burocrático) em atendimento personalizado", disse Euler.
Os profissionais também mostraram os projetos em andamento como as evoluções na plataforma web check-in; extrato de contas com o hóspede In Stay e o Express Check-out com essas facilidades os clientes garantem a otimização do tempo; automação com lançamentos de pedidos via dispositivos móveis / pulseiras NFC, envios de solicitações diretas para linha de operação; e o projeto “Minha Governança” que propõe a rapidez operacional para liberação de quartos via dispositivos móveis com integração direta ao sistema.
Evolução na gestão comercial da empresa
A linha do tempo das inovações foi outro assunto em evidência. Em 2020, a equipe de tecnologia promoveu uma reformulação da gestão para a retomada das operações hoteleiras durante a pandemia. Já em 2021 contou com a primeira onda de implementação da ferramenta de Business Intelligence (BI) com redução no tempo de análise, automatização na coleta e confiabilidade de dados; em 2022 teve o desdobramento da gestão comercial em GC1 (resultados hotéis) e GC2 (resultados executivos de vendas) com a remodelagem e revitalização dos relatórios do Power BI, além da revisão de grupos e eventos. Em 2023 houve a consolidação do modelo implementado no ano anterior com melhoria e revisões contínuas. E no primeiro semestre de 2024 teve a capacitação aprofundada na Academia de Excelência, desdobrada por relatório e navegação por tela, mitigando dúvidas do usuário final.
Durante o encontro, a rede anunciou o projeto “Musashi”, uma Inteligência Artificial personalizada para a gestão comercial da marca. O programa é uma assistente virtual exclusiva para a equipe da Blue Tree Hotels. “A implementação da IA não significa a falta de contato humano, muito pelo contrário. Tudo que a gente publica, posta, escreve, filma, comenta é consumido. Então, a IA não cria conexões, mas percebe padrões, comportamento, tons, palavras, costumes, e a partir daí podemos criar relações muito mais velozes”, complementou Louback.
As novidades não param por aí. A rede também apresentou as inovações do Revenue Management (RM) com métodos de gestão para otimizar tempo e custos, análise de market share e margem por apartamento.
Serviços VIPs
Na palestra sobre eventos e serviços exclusivos, Claudia Candido, diretora de hospitalidade regional, e Heloísa Marcon, gerente geral do Blue Tree Premium Paulista, trouxeram propostas para modernizar a linguagem de comunicação com clientes alinhados à tendência do novo luxo, priorizando o bem-estar, conexões humanas, acolhimento, autenticidade e sustentabilidade. Elas apresentaram exemplos como alimentos saborosos e saudáveis, bebidas sofisticadas, concierge on-line com dicas do entorno, além de itens de serviço elegantes, temáticos e personalizados.
Eventos
Erilton Júnior, diretor de marketing, e Natalia Gaban, supervisora de operações, mostraram as atualizações dos processos com atendimento personalizado. O objetivo das ações é oferecer atendimento e experiências surpreendentes aos participantes, para destacar a rede como a melhor operadora de eventos do mercado, que supera as expectativas e transforma cada evento em realização
A convenção mostrou ainda insights para os gerentes, como um guest relation em eventos pode promover atividades únicas com recepção calorosa e com suporte contínuo; além de foyer de eventos com atrativos personalizados; e serviços adicionais desde filmagem, fotografia, massagem, estacionamento, catálogos de benefícios.
O lançamento de produtos VIPs chamou a atenção do público presente. Entre as novidades apresentadas estão “Seleção de Sabores”, um cardápio com experiência gastronômicas personalizadas; “Facilita Blue” com kits de escritório completos nas salas de eventos; “Liberte seu pensamento” com brinquedos sensoriais que reduzem estresse e ansiedade para incentivar um ambiente criativo, produtivo e saudável; “Sons que inspiram” com Alexa para auxiliar na gestão das reuniões, respondendo dúvidas instantaneamente; “Aroma Motivador” com um aroma envolvente e sofisticado para criar uma atmosfera agradável com notas de gengibre; “Renove suas energias” com serviços personalizados para pós-almoço com cafés e chás especiais; “Tradição” com o presente de um bonsai que evoca serenidade e harmonia; e a “Sala Sensações” com todos esses serviços juntos.
Encerramento
A atriz Denise Fraga encerrou a convenção com sua palestra “Conexões em Tempos Digitais” que trouxe a reflexão sobre o poder da gentileza, síndrome coletiva da falta de paciência e ansiedade que os tempos digitais impuseram na vida das pessoas, mudanças da sociedade, e a necessidade de desconectar as pessoas para vivenciarem o mundo offline e interagirem de maneira saudável. O objetivo foi relembrar o público quem cada pessoa realmente é neste "ciclone de desumanização". Outra perspectiva importante que a atriz mostrou foi a questão da importância de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança, principalmente em um país multiracial.
O evento contou com a R1 Produções como patrocinador master, além de marcas como Contato Impresso Cards, como parceiro Gold, e o apoio do Blue Tree Transatlântico Convention Center, Noah Gastronomia, Business Factory, Colortel, First Group, Harus, LGM, Prime Geradores, Tork, Scenty e Shift.
Edição Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home