Notícias
Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV. Foto: Caio Gallucci/Divulgação
A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), em parceria com a FecomercioSP, lançou o estudo “Índex para Viagens e Eventos Corporativos”. O documento oferece uma análise detalhada do cenário econômico do primeiro semestre de 2024, além de previsões para o segundo semestre e dados essenciais para 2025, como perspectivas para o Produto Interno Bruto (PIB) e inflação. O principal objetivo do estudo é fornecer aos gestores de viagens e eventos corporativos uma base sólida para a construção de seus orçamentos de 2025, ajudando-os a tomar decisões mais estratégicas.
De acordo com o estudo, os setores de comércio e serviços registraram crescimento de 5,2% e 1,6%, respectivamente, no primeiro semestre de 2024. No turismo nacional, o faturamento aumentou 1,9%, alcançando níveis similares aos observados antes da pandemia, segundo dados da FecomercioSP. No entanto, o estudo também destaca um baixo nível de investimentos no país, com a taxa FBCF atingindo 16,9% do PIB, o menor nível desde 2020, enquanto países em desenvolvimento possuem taxas entre 25% e 30%.
Além disso, o levantamento avalia fatores que afetam o setor de viagens corporativas, como o preço do petróleo e do querosene de aviação, influenciados pelo dólar. Embora a moeda esteja atualmente em torno de R$ 5,40, os preços das passagens aéreas devem continuar elevados no médio e longo prazos.
Diante de um cenário econômico instável, o estudo projeta um crescimento de cerca de 2% para 2025, com a inflação em torno de 4%. O consumo das famílias deve ser favorecido, especialmente no último bimestre de 2024, impulsionado pelo 13º salário, beneficiando os setores de comércio, serviços e turismo.
Para Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV, o documento é um valioso instrumento de planejamento para o setor de viagens e eventos. "Na ALAGEV, temos o compromisso de oferecer informações de alto valor e relevância para nossos associados, apoiando-os na tomada de decisões fundamentadas. O Índex reflete nossa liderança e proatividade no setor, sempre com o objetivo de expandir o conhecimento e fortalecer a capacidade estratégica dos nossos membros, promovendo resultados mais assertivos em suas iniciativas de viagens e eventos corporativos".
Para mais informações sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home