Coube ao executivo, ainda, a apresentação dos três negócios: com 75 hotéis em operação, quase 12 mil quartos administrados em 16 estados e dois empreendimentos com aberturas confirmadas ainda em 2024, a Atrio está consolidada como a terceira maior operadora hoteleira do Brasil e a primeira de capital 100% nacional. Já a Livá, única operadora independente na gestão de empreendimentos multimarcas de multipropriedade, está presente em quatro estados, com quatro empreendimentos e quase 250 quartos. Adicionalmente, a Xtay soma 13 empreendimentos e 317 apartamentos em seis estados.
Com uma agenda pragmática que identifica a importância e necessidade de investir em ferramentas e tecnologias a favor da “alma” dos negócios, o encontro gerencial também trouxe debates e workshops focados em inteligência artificial (AI). “Se a hospitalidade é sobre criar experiências memoráveis, os dados são o mapa que nos guia para entender o que nossos hóspedes realmente desejam. A tecnologia nos faz ganhar tempo para focar no que realmente precisamos e demanda nossa inteligência, nossa alma”, diz Beto Caputo.
“Tendências da Hotelaria” foi tema da apresentação do vice-presidente de Marketing e Vendas, César Nunes, que destacou os pilares de Sustentabilidade e Turismo Responsável, Experiência Personalizada, Digitalização e Automação, e Bem-estar e Saúde do Hóspede como os alavancadores da indústria.
Com apresentação de Rafael Delgado, diretor de Operações e Implantações, e de Rafael Almeida, Conselheiro, a Livá trouxe gamificação para o evento e, de forma lúdica, apresentou os desafios e posicionamento da companhia. Almeida lembrou que “no ano passado, falamos sobre nossa resiliência, sobre o fato de termos começado uma companhia do zero e com muitas ideias. Neste ano, celebramos uma companhia de 179 colaboradoras e com presença nas cinco regiões do País, incluindo empreendimentos em operação e contratos assinados”.
A apresentação da Xtay ficou a cargo de Gabriel Fumagalli, co-fundador e CEO da empresa, que destacou que sua missão e desafio é transformar hospedagens em negócios lucrativos por meio da tecnologia. “Neste ano, comemoramos a marca de 11 contratos assinados e as aberturas de empreendimentos em Porto Alegre (RS), Balneário Camburiú (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e João Pessoa (PB) – este, com abertura no início de dezembro.
Visão até 2027
Beto Caputo confirmou aos seus líderes o direcionamento estratégico da empresa para os próximos anos, que incluem atingir o faturamento de R$ 1 bilhão e ser uma empresa com 150 hotéis e 28 mil apartamentos. “Nós trabalhamos para crescer em mercados primários, em cidades de tenham um mix de turismo de negócios e de lazer. E, claro, seguimos focados em ampliar ainda mais nossa parceria com a Accor”, disse.
Embora a companhia tenha, em seus três negócios, o desafio de fazer crescer a ocupação, a agenda da reunião gerencial abordou a importância da experiência na hospitalidade. “Nosso negócio não é sobre quartos e diária, é sobre pessoas e sonhos”, disse Caputo, convidado os participantes a pensarem sobre a memória mais marcante que cada um dos gerentes-gerais já criou para um hóspede.
Segundo dia
O segundo dia da Convenção teve início na manhã de hoje (22), com agendas paralelas, realizadas salas e a partir de conteúdos focados em cada uma das empresas e na temática “Experiência do Cliente”, conduzida por Fabiano Salgado, consultor especializado em Relacionamento com o Cliente, e por Paulo Mélega, vice-presidente Operações da Atrio, que abordaram a importância de trocar a expressão foco NO cliente para foco DO cliente.
Nas salas exclusivas da Atrio, Livá e Xtay foram debatidos os desafios e apresentados os resultados de 2024, bem como os planos para 2025.
Edição por Julia Marques