Notícias
A abertura oficial do evento contou com a presença de importantes autoridades do turismo nacional. Participaram da cerimônia o Ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente da ANSEDITUR e secretário de Turismo de Grão Mogol (MG), Ítalo Mendes; Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; chefe de Gabinete do secretário de Turismo do Distrito Federal, Priscilla Cristine da Silva; a vice-presidente da ANSEDITUR, Rosa Helena Volk, representante da cidade de Gramado (RS); a secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (Mtur), Cristiane Leal Sampaio; o deputado Federal Romero Rodrigues e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas, professor doutor André Luiz Nunes Zogahib.
Durante seu discurso, Ítalo Mendes destacou a importância do encontro: “Estamos reunindo 200 secretários e dirigentes de turismo de todo o Brasil com a perspectiva de trazer momentos de atualização, capacitação, compartilhamentos e construções coletivas. Durante esses dois dias, vamos criar conexões importantes, aprofundar conhecimentos sobre políticas públicas e inovação e entender oportunidades de sinergia com o Ministério do Turismo e a Embratur. Temos também o desafio de descentralizar o turismo no Brasil. Existem destinos incríveis em todos os cantos do nosso país merecem ser visitados”.
O dia também foi marcado pela assinatura de Acordos de Cooperação Técnica entre a ANSEDITUR e a ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo), além da ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). Os acordos visam fomentar o potencial turístico dos municípios brasileiros, valorizando o papel dos profissionais do setor e fortalecendo a realização de eventos como estratégia de desenvolvimento local.
Outro destaque do dia foi o lançamento do Calendário Turístico Oficial do Brasil, uma plataforma do Ministério do Turismo que reúne eventos de todo o país e passa a funcionar como uma vitrine nacional para valorizar os destinos e impulsionar o turismo interno. A ferramenta será um importante recurso para que os gestores públicos promovam suas agendas culturais e tradicionais, ampliando a visibilidade e o alcance das festividades locais, além de fortalecer o fluxo turístico regional.
A programação da IV Marcha segue na tarde desta quarta e durante a quinta-feira com painéis e rodas de conversa voltadas à inovação, governança e valorização dos destinos brasileiros. Também serão abordadas temáticas de acessibilidade no turismo, afroturismo, turismo responsável e regenerativo, mudanças climáticas e ecoturismo.
Mais informações sobre a IV Marcha dos Secretários de Turismo estão disponíveis no site https://eventos.anseditur.org/
Edição por Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home