Notícias
Com 100 anos de existência, a Castelões Cantina e Pizzaria, pizzaria mais antiga do Brasil em funcionamento, tem muita história para contar. Localizada no bairro do Brás, região central da cidade de São Paulo, o estabelecimento acompanhou as mudanças da população paulistana, em especial, das que cercavam a localidade, conhecida por ser um dos berços da imigração italiana no país no século 20. O salão do restaurante já foi testemunha de diversas memórias construídas pelos clientes ao longo dos anos, retratados nos quadros pendurados na parede, além das mesas com toalhas quadriculadas, que já foram utilizadas para milhares de refeições com grandes personalidades brasileiras e internacionais.
Assim, o restaurante foi palco de situações inusitadas e também foi precursor de grandes sabores Brasil afora. Para Fábio Donato, maestro e proprietário da Castelões Cantina e Pizzaria, o espaço funciona como uma máquina do tempo, que preserva as lembranças dos consumidores. “Temos clientes por aqui que adoram revisitar o salão e compartilhar as suas experiências e memórias de anos atrás, principalmente as recordações vivenciadas na infância, compartilhadas com os familiares e amigos”, explica.
1 - Forno centenário: a pizzaria conta com um forno construído em 1924, e que, é utilizado até hoje para assar as redondas. “Quando o meu avô, Vicente, e o senhor Ettore resolveram trabalhar com as pizzas napolitanas, ninguém aqui sabia como montar um forno. Então eles montaram um forno, que ruiu e, depois, pensando em um formato mais oval, acabaram montando o forno que está aqui ainda. A construção desse forno foi tão intensa que o pedreiro que ajudou a montá-lo se tornou o primeiro pizzaiolo da Castelões”, compartilha Fábio.
2 - Fernando Henrique Cardoso comemorou o título de presidente da república no restaurante: “Tudo o que apareceu nos jornais da época era verdade. No dia 08 de outubro de 1994, o ex-presidente da república se dirigiu a Castelões para celebrar a vitória na eleição presidencial. Assim, acompanhado da esposa e amigos, ele comemorou a conquista. Mas é importante ressaltar que ele e dona Ruth eram clientes fiéis da casa, com presença constante por aqui”, revela.
3 - Pizzaria segue padrão de produção da vera pizza napoletana: como sabor, qualidade e tradição fazem parte do lema da Castelões, a pizzaria não brinca em serviço e por isso adota métodos chancelados pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), responsável por preservar a verdadeira pizza napolitana no mundo para produzir as redondas. Segundo Donato, a associação oferece capacitações para propagar o método. “Em 2008 realizei meu primeiro curso na AVPN, que reforçou as diretrizes a serem seguidas, como a escolha dos ingredientes, o preparo e até mesmo o tipo de forno, bem como instruções para a produção da legítima pizza napolitana. Dessa forma, trabalhamos com essas especificações para garantir a qualidade do que servimos na pizzaria”, finaliza.
Com uma produção totalmente artesanal dos sabores e com a arquitetura que remonta a história das pizzarias, a Castelões se torna um espaço que une a memória e a culinária na cidade de São Paulo.
Serviço:
Rua Jairo Góis 126 - Brás - São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 18h às 23h
Sobre a Castelões Cantina e Pizzaria
Fundada em 1924, por Vicente Donato e Ettore Siniscalchi, filhos de italianos calabresa e napolitanos respectivamente, a Castelões Cantina e Pizzaria é considerada a casa mais antiga de São Paulo. Ao completar 100 anos de existência neste 2024, a pizzaria de origem familiar chega a sua terceira geração sob o comando do chef cozinheiro, master mestre pizzaiolo e proprietário Fábio Donato. No cardápio, estão os sabores fiéis da culinária italiana, como massas, aperitivos, sobremesas e as tradicionais pizzas produzidas artesanalmente, no forno centenário, construído pelo primeiro pizzaiolo da Castelões e que funciona desde a inauguração do restaurante. Localizada no bairro do Brás, berço da imigração italiana no Brasil, a Castelões Cantina e Pizzaria se mantém como um espaço familiar e que remete às antigas cantinas de origem italiana no país, somando a sua história centenária presenças ilustres de grandes nomes das artes, políticas e do futebol brasileiro. Saiba mais aqui
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home