Hotelaria Nacional comemora conquista Histórica na reforma Tributária
Em um momento decisivo para o turismo e a hotelaria no Brasil, o setor celebra uma vitória histórica conquistada durante a votação da regulamentação da reforma tributária, ocorrida na noite da última terça-feira (17)
Wesley Assis, gerente comercial do Hotel Sonata de Iracema, Fortaleza - CE e Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional. Foto: Divulgação
Após meses de articulação estratégica e diálogos intensos entre entidades representativas, líderes empresariais e parlamentares, a mobilização resultou na inclusão da hotelaria entre os setores beneficiados com alíquotas diferenciadas, um marco que reforça a competitividade e a sustentabilidade econômica do segmento.
O relator da reforma tributária, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), acolheu, em seu parecer, as principais propostas advindas do Senado. Entre os pontos de maior relevância está a preservação do artigo 280 e da seção 2, artigo 276, que asseguram condições tributárias diferenciadas para a hotelaria e atividades correlatas.
A aprovação de uma redução de 40% na alíquota de referência para o setor foi um desfecho amplamente comemorado, garantindo que o texto final mantivesse a essência do que foi aprovado no Senado. Além de proporcionar alívio financeiro, a medida oferece segurança jurídica ao segmento, fator crucial para a atração de novos investimentos e a consolidação do Brasil como destino competitivo no cenário global.
Agora, o texto segue para sanção presidencial, carregando consigo as esperanças de um futuro promissor para a hotelaria nacional. Essa conquista reforça o papel estratégico do setor como motor da economia e evidencia a força do diálogo entre os agentes do trade turístico e o Legislativo.
Com a reforma tributária se aproximando de sua conclusão, o setor celebra não apenas uma vitória técnica, mas também a demonstração de que a união e o esforço conjunto podem transformar desafios em oportunidades. O texto agora segue para sanção presidencial.
Edição por Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 20-12-2024
Regulamento das Notícias