“Em tempos de alta demanda, como períodos próximos a feriados prolongados e férias, o serviço especializado se destaca ainda mais por ajudar o turista a evitar contratempos, como a perda de prazos e a dificuldade de agendamento”, destaca Adriana Santos, gerente da Schultz Vistos Consulares, empresa que tem quase 40 anos de atuação e mais de dois milhões de passageiros atendidos em diferentes destinos.
No Brasil, embora a maior demanda de vistos ainda seja pelo visto norte-americano – 1,62 milhão de viajantes brasileiros em 2023 –, observa-se o crescimento de pedidos de vistos para outros destinos, entre os quais estão Canadá, Japão e Austrália. Em comum, todos eles demandam rigorosos processos, com documentações e exigências específicas que variam de acordo com o perfil do turista e do tipo de viagem.
Nessas situações, um profissional especializado contribui para que o viajante esteja preparado para o processo, desde o preenchimento correto de formulários até a apresentação de documentos e a adequação às exigências como comprovação financeira e seguridade.
Além do conforto e praticidade, a complexidade dos trâmites de imigração e o fato de que as exigências variam conforme o destino são os principais motivos pelos quais os turistas deveriam optar com uma empresa de vistos, cujos profissionais acompanham mudanças nas políticas migratórias de cada país e estão capacitados a lidar com exigências adicionais de segurança ou saúde.
Embora uma empresa especializada não garanta da obtenção do visto, sua contratação reduz significativamente o risco de erros ao analisar todos os detalhes do processo. Neste sentido, para muitos viajantes, sobretudo os de primeira viagem internacional, o suporte oferecido por uma empresa de vistos representa economia de tempo e tranquilidade, permitindo que o turista foque no planejamento de outros aspectos da viagem, como roteiros e reservas.
Data de publicação desta Matéria 13-01-2025