Notícias

Nascente Azul é destaque na WTM por turismo acessível
O programa de acessibilidade da Nascente Azul ganhou destaque na WTM Latin America, um dos maiores eventos de turismo do mundo. 

Foto por divulgação. Carlos Eduardo Rodrigues na WTM Latin America 2025

A convite da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Carlos Eduardo Rodrigues, CEO da Nascente Azul, subiu ao palco do Teatro de Tendências para contar sobre a implementação do programa de turismo acessível no atrativo, um dos principais de Bonito, e sobre como investir em acessibilidade deveria ser algo obrigatório: “não pensar nisso é negar nossa própria humanidade”, afirmou.

“Nossa trajetória começa no ano de 2019, quando sentimos a necessidade de trabalhar essa parte de acessibilidade na natureza, visto que o ecoturismo já tem um estigma de dificuldade, de algo que não é para todos. Para superar essa barreira, optamos por ouvir as pessoas que faziam parte do nosso dia a dia e que tinham algum tipo de deficiência, e passaram a atender às demandas delas. O programa de acessibilidade da Nascente Azul não foi construído à base de técnicas, mas sim por empatia e acolhimento”, contou o empresário.

Carlos Eduardo também reiterou a necessidade de sempre dar continuidade ao programa e revelou alguns planos para o futuro, como um novo equipamento que vai trazer mais segurança durante a flutuação para quem tem mobilidade reduzida e uma plataforma para voltar a tirolesa da Nascente Azul acessível. A apresentação fez parte do seminário “Turismo em MS: Na Rota da Diversidade”, que mostrou iniciativas que promovem a diversidade e a sustentabilidade no turismo do estado.

Acessibilidade no ecoturismo

Na Nascente Azul, todas as pessoas têm o direito de vivenciar experiências únicas proporcionadas pela natureza. Assim, as instalações dos atrativos são projetadas para oferecer segurança e conforto aos visitantes, independentemente da idade ou de especificações físicas. Sua estrutura conta com trilha tátil, rampas para o deslocamento pleno de cadeiras de rodas, cadeira anfíbia, carro de apoio, decks acessíveis, sanitários adaptados e equipe treinada. Durante a atividade de flutuação, guias e monitores capacitados estão disponíveis para acompanhar os visitantes que necessitam de atenção especial.

Em outubro de 2023, a Nascente Azul recebeu um grupo da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul) para uma visita técnica do programa Turismo Acessível. Na ocasião, as experiências e a estrutura de acessibilidade oferecidas pela Nascente Azul foram aprovadas pelos representantes da Secretaria, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONSEP/MS), da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e da Fundtur-MS.


Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Mais informações em: nascenteazul.com.br


Edição por  Julia Marques

Data de publicação desta Matéria 28-04-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.