A diretora comercial da Voetur Turismo, Carolina Gaete, participou da 20ª edição do LACTE, no minilab "Transforme Relatórios e Indicadores em Estratégias Inteligentes". O painel trouxe recomendações e sugestões para a assertividade e comunicação de dados de gestão de viagens e a importância de indicadores relevantes para tomadas de decisões mais eficientes. A sessão contou ainda com a participação de Fábio Antununcio (Grupo Stabia), Liliana Moreira (TP Corporate) e Luiz Teixeira (LTN Brasil).
A apresentação, realizada no primeiro dia do LACTE (24/02), foi iniciada no Palco Atitude, e aprofundada no Palco Liderança devido ao formato Fishbowl, novidade deste ano do evento que promove a interação do público nos minilabs com maior engajamento, trocando experiências e discutindo diferentes abordagens sobre o assunto.
Indicadores-chave
Para aprofundar o tema, Carolina apresentou uma pesquisa realizada pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) que evidencia a necessidade de uma compreensão mais detalhada do uso dos dados no setor de viagens corporativas. Ela destacou a importância dos KPIs (Key Performance Indicators, os Indicadores-chave de Desempenho) e ressaltou como a escolha deve ser criteriosa. “A apresentação de dados mensuráveis é essencial para qualquer estratégia eficiente. Não basta ter números, é preciso entender como utilizá-los para orientar as decisões e dialogar com a liderança,” explicou Carolina, acrescentando que os dados só geram valor quando há um propósito claro para sua análise. “É preciso definir quais indicadores são relevantes para cada empresa e garantir que sua utilização esteja alinhada à estratégia do negócio,” complementou.
Colaboração
Outro ponto abordado por Carolina foi sobre a importância das TMCs (Travel Management Companies) na construção de dados em conjunto com os gestores. Segundo ela, a colaboração entre as partes é fundamental para garantir que os números reflitam a realidade e auxiliem na tomada de decisões estratégicas.
Relatórios assertivos
O painel abordou também a necessidade de criar uma metodologia eficiente para a apresentação de dados, como o One Pager, que facilita a compilação e a apresentação de informações de maneira objetiva. O modelo permite organizar os dados em um único documento, destacando os principais pontos-chave de forma objetiva e facilitando a tomada de decisão. Segundo essa metodologia, a solução para comunicação sobre análises de relatórios eficazes passa por entender o que está acontecendo, quem vai receber a informação e quais são suas necessidades. A partir disso, se estruturam as soluções mais adequadas para o problema. "A eficácia de um relatório está na clareza e na objetividade. Precisamos identificar as informações essenciais e o público, organizar os dados e comunicar de forma direta para quem vai recebê-los. Mais do que reunir números, um relatório precisa oferecer contexto e direcionamento”, finalizou Carolina.
Data de publicação desta Matéria 25-02-2025