Notícias

Bonito: um guia para conhecer a capital brasileira do ecoturismo
Quando o assunto é belezas naturais, poucos lugares no mundo se comparam a Bonito. No Mato Grosso do Sul, a cerca de 260 km de Campo Grande, a cidade é destino certo para o ecoturismo e abriga uma infinidade de paisagens deslumbrantes, de rios cristalinos a cavernas com piscinas naturais.

Foto por divulgação Nascente Azul

Passeios

Bonito oferece passeios para todos os perfis, entre atividades radicais para os mais aventureiros, como rafting, boia cross e mergulhos com cilindro, trilhas leves para contemplação e balneários tranquilos, além das famosas flutuações.

  • Flutuações

As flutuações são os passeios mais procurados em Bonito e acontecem em águas cristalinas e repletas de peixes. Vários atrativos oferecem esse tipo de atividade – entre eles, a Nascente Azul. Neste complexo de ecoturismo, você pode flutuar sobre a nascente, onde dá até para fazer um mergulho de apneia, e, em seguida, é só deixar a água te levar calmamente por um lindo percurso pelo rio e flutuar em meio a um rico e colorido jardim subaquático, com a água em um intenso tom de azul turquesa. É um passeio recomendado para todas as idades e até mesmo para quem não sabe nadar. A Nascente Azul oferece ainda restaurante de gastronomia típica, Balneário com diversas atividades, tirolesa e pêndulo humano.


Foto por divulgação Nascente Azul

  • Cachoeiras

Para quem quer se refrescar em cachoeiras, vale conhecer a Boca da Onça, na Serra da Bodoquena. O complexo é famoso por abrigar a cachoeira homônima, que é a mais alta do Mato Grosso do Sul. Mas vai muito além disso, com trilhas pontuadas por outras várias cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas e mirantes.

  • Grutas e cavernas

Bonito abriga uma ampla rede de cavernas, grutas e galerias subterrâneas. Um bom exemplo é a Gruta do Lago Azul, famoso cartão-postal da cidade e uma das maiores cavidades inundadas do mundo. Outro passeio imperdível é o Abismo Anhumas, uma imensa câmara de 72 metros de altura acessada através de uma pequena fenda no solo e inundada por um lago de 80 metros de profundidade, onde é possível megulhar ou praticar snorkeling.

Para planejar a viagem

Em Bonito, todos os passeios só podem ser comercializados pelas agências de turismo locais credenciadas pela prefeitura, como a Acqua Studio de Viagens. É o sistema de voucher único, em que os preços das atividades são tabelados. A dica é fazer as reservas com antecedência, principalmente em períodos de alta temporada (férias escolares e feriados).


Foto por divulgação Nascente Azul

Para chegar aos atrativos, as melhores opções são alugar um carro ou agendar um transfer particular ou compartilhado que vai te levar do hotel ao receptivo. A cidade pode ser visitada em qualquer época do ano. Tem temperaturas mais altas e maior incidência de chuvas entre dezembro e março, enquanto que os meses de outono e inverno correspondem à época da seca. Neste período, as águas ficam ainda mais cristalinas, os dias continuam ensolarados e o frio vem só à noite.

Compras, restaurantes e hospedagem

A rua principal (Rua Cel. Pílad Rébua) do centro de Bonito concentra ao longo de poucos quarteirões a partir da Praça da Liberdade uma boa variedade de lojas de souvenires, roupas e outros itens, além de restaurantes, bares, sorveterias e mais pontos comerciais.

Na parte gastronômica, vale destacar o restaurante Bacuri Cozinha Regional, que busca resgatar as autênticas tradições culinárias sul-mato-grossenses com toques autorais do chef Sylvio Trujillo. O cardápio do Bacuri apresenta pratos como o cupim de colher, a chipa Guazú, o frango com bori bori e o pintado ao molho da Mineradora Urucum.

A oferta hoteleira de Bonito também é bem completa, de opções mais luxuosas a hostels e pousadas simples, a maioria localizada no centro da cidade.

Edição por Rose Cecilia

Data de publicação desta Matéria 21-03-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.