Jennifer Curcio, diretora de turismo e lazer da Costa do Marfim para o Brasil
Jennifer Curcio, também conhecida como Jennifer Ceres, é a Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil. Com vasta experiência em relações internacionais e promoção cultural, atua como elo entre os dois países no setor turístico. Jennifer lidera iniciativas estratégicas para divulgar os destinos marfinenses junto ao público brasileiro. Sua gestão se destaca pelo uso criativo das redes sociais e pela valorização das riquezas culturais da Costa do Marfim, estabelecendo ampla conexão entre os dois países.
Diretora de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil, Jennifer Curcio que destaca-se por uma carreira pró-ativa. Foto: Divulgação Costa do Marfim
Além disso, Jennifer é jornalista, empreendedora social e, como Embaixadora da Agricultura em seu país, recebeu reconhecimento por sua excepcional dedicação à promoção do setor. Atualmente, ela tem como desafio promover o destino Costa do Marfim para 12 países da América Latina. Em parceria com a Embaixada da Costa do Marfim no Brasil, representada pelo embaixador Diamouténé Alassane Zié, desenvolve um excelente relacionamento com o trade turístico e representantes de classe.
1. Qual o balanço a senhora faz do turismo da Costa do Marfim no período atual?
Os dados oficiais para o ano de 2024 ainda não estão disponíveis. No entanto, até 2021, a Costa do Marfim recebeu 2.070.159 turistas internacionais. Os visitantes provenientes da CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental) representaram 75,42% desse total, seguidos por outros países africanos (10,98%) e pela França (3,18%). Os números relativos aos turistas brasileiros ainda não estão disponíveis, mas sabemos que o país tem se destacado cada vez mais na intenção do viajante brasileiro.
2. Sendo assim, quais serão as principais ações do Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim em 2025 para atrair mais viajantes brasileiros?
O Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil realizará ações multissetoriais, como fortalecer sua presença junto às publicações e meios de comunicação do Brasil, além de atuar nas redes sociais para promover os destinos marfinenses junto aos viajantes brasileiros. Estão previstas também campanhas direcionadas no Instagram (@BureauDuTourismeBresil), participações em feiras de turismo, eventos culturais, roadshows, meetings e em todos os eventos que apresentem oportunidades para essa conexão entre o Brasil e a Costa do Marfim.
Jennifer Curcio, Diretora da Costa do Marfim no Brasil (ao centro) com autoridades do turismo marfinense durante a ABAV 2023. Foto: Divulgação Costa do Marfim3. Quais iniciativas a Embaixada e o Escritório estão implementando para promover a Costa do Marfim junto aos investidores brasileiros?
Em fevereiro de 2025, foi realizado um seminário de negócios Costa do Marfim-Brasil em Abidjan, com o objetivo de fortalecer os laços econômicos entre os dois países. Este fórum resultou na assinatura de acordos em setores estratégicos, especialmente na agricultura, abrindo caminho para uma cooperação promissora. No ano passado, durante o "Dia da Costa do Marfim no Brasil", tivemos a participação de vários palestrantes brasileiros que apresentaram projetos interessantes, como a Planner Investimentos, que anunciou um aporte financeiro para combater a insegurança alimentar na África. Nossa embaixada tem se empenhado em buscar e fomentar essas oportunidades no Brasil.
4. E o Dia Marfinense no Brasil 2025? Quando e como será realizado? Qual será sua particularidade este ano?
A segunda edição do evento está prevista para este primeiro semestre, entre o final de maio e o começo de junho. Toda a programação oficial será divulgada em breve, incluindo a parte gastronômica, cultural e de negócios a serem apresentadas no evento.
A Diretora de Turismo e Lazer Jennifer Curcio ao lado do Excelentíssimo Senhor Embaixador, Diamonténé Alassane Zié. Foto: Divulgação Costa do Marfim5. Os profissionais do trade, como agentes e operadores de viagens, além da imprensa, podem esperar um fantrip ou fanpress neste ano?
O Escritório de Turismo e Lazer da Costa do Marfim no Brasil tem se empenhado para que isso ocorra, mas, no momento, ainda não temos datas oficiais para essa iniciativa, que será bastante interessante.
6. Quais esforços estão sendo feitos para aproximar os operadores turísticos e agentes de viagens brasileiros do mercado turístico marfinense?
Nossas ações estão concentradas na divulgação e promoção do país junto ao trade, por meio das feiras do setor, encontros com a imprensa e fóruns relacionados. Nosso objetivo é claro: colocar o destino Costa do Marfim no portfólio dos operadores e agentes de viagens brasileiros.
7. Quais são atualmente os voos disponíveis para visitar a Costa do Marfim a partir do Brasil?
Atualmente, não existem voos diretos entre o Brasil e a Costa do Marfim. No entanto, os viajantes podem fazer escalas em centros de conexão europeus ou africanos, como Paris, Lisboa ou Casablanca, para chegar a Abidjan. Companhias aéreas como Air France, TAP Air Portugal e Royal Air Maroc oferecem rotas com escala para a Costa do Marfim.
Instagram oficial: @BureauDuTourismeBresil
Edição por Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 26-04-2025
Regulamento das Notícias