PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE 2022 CONTABILIZA MAIS DE 100 INSCRITOS
Iniciativas vieram de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal,
e de países como Estados Unidos, França, Colômbia e Portugal.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022, cujas inscrições se encerraram na última terça-feira (15), contabilizou 104 ações inscritas nesta edição que marca o retorno da premiação, depois de um hiato de dois anos, e que traz como tema central a resiliência, buscando iniciativas de sustentabilidade que ajudaram o setor a superar os desafios da pandemia.
98,% dos cases são provenientes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal, mas também existem ações inscritas em países como Estados Unidos, França, Colômbia e Portugal. No Brasil, São Paulo aparece com maior representatividade, com 21% dos cases, seguido Rio de Janeiro com 11% e Paraná, com 8%.
Outros números também são bastante expressivos. De 24 de fevereiro a 15 de março, foram computados 3.173 acessos ao formulário de inscrição e 686 cadastros iniciados.
“Este grande alcance e engajamento de milhares de acessos e centenas de inscrições iniciadas mostram que o tema da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade. Mostra, também, que o novo formato do Prêmio, proposto pelo time de jurados, equipe técnica e diretoria da BRAZTOA, para destacar a resiliência nas iniciativas de sustentabilidade que ajudaram o setor a superar os desafios da pandemia, foi acertado”, comemora Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Agora, essas iniciativas irão passar por um rigoroso processo de avaliação e seleção preliminar e, no dia 1 de abril, 10 finalistas serão anunciados pelo corpo de jurados, que tem entre seus nomes: Alexandre Garrido (ABNT/ISO), Ariane Janér (consultora), Vítor Pinheiro (PNUMA), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (UNB), Márcio Favilla (consultor), Jéssica Kobayashi (Senac), João Tasso (LETS), Mariana Aldrigui (USP/Fecomercio), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica – CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance).
Serão premiadas as cinco melhores ações e, a critério do júri, poderão ser feitas homenagens e oferecidas Menções Honrosas como reconhecimento às iniciativas que merecem destaque.
A noite de premiação está marcada para 10 de abril, na Serra Catarinense. O evento tem o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como grandes parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo e PNUMA, como apoiadores institucionais.
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022
Parceiros: Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e
Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana)
Patrocínio: Iberostar
Apoiadores Institucionais:
SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), Ministério do Turismo e PNUMA
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais - responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Edião Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 17-03-2022
Regulamento das Notícias