Notícias

SANTOS TEM HOTÉIS CERTIFICADOS COMO “NEUTRO DE CARBONO”
Ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga recebem certificação do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Juntos, eles vão plantar quase 700 árvores nativas da Mata Atlântica até setembro de 2022.

A indústria do turismo, que movimenta mais de 50 subsetores econômicos, entre os quais estão a hotelaria, aviação e locação de veículos, além de empresas de receptivo, agências e operadores de viagens, tem importantes diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para seguir, e a ação climática para o enfrentamento do aquecimento global é uma delas.
Neste sentido, a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU que se preocupa com a promoção e o desenvolvimento do turismo de forma sustentável, apresenta três principais desafios para o alcance do turismo de baixo carbono: reforçar a medição e divulgação das emissões de carbono no turismo; acelerar a descarbonização das operações de turismo e envolver o setor do turismo na neutralização das emissões de carbono.
“Com base nessas prerrogativas, ao medir, divulgar e compensar suas emissões de carbono, o Ibis Valongo coloca este compromisso em prática”. A afirmação é do investidor hoteleiro Flávio Patrício.
O empreendimento está certificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) como “Hotel Neutro de Carbono”. A certificação é uma iniciativa voluntária de seus investidores para neutralizar as 50,3 toneladas de emissões de gases do efeito estufa provenientes do consumo de combustível fóssil, especialmente gás natural, e de energia elétrica utilizados na operação hoteleira entre novembro de 2020 e novembro de 2021. Pela neutralização, até setembro deste ano, 314 árvores nativas da Mata Atlântica serão plantadas em área de restauração florestal no Estado de São Paulo, até setembro deste ano.
Já Novotel Santos Gonzaga, que também está certificado pelo IBDN, ficará responsável pelo plantio de 355 árvores nativas da Mata Atlântica, no mesmo período e também em área de restauração florestal em São Paulo, o que equivale a neutralização de quase 59 toneladas de emissões.
“Estamos compensando nossas emissões de carbono para retribuir ao mar o bem que ele nos faz”, diz Sandra Di Croce Patrício.

A frase dita pela também investidora dos hotéis é marca registrada do projeto que o hotel se prepara para lançar e, entre seus objetivos, quer chamar a atenção para o fato de que mares e oceanos fornecem a maior parte do oxigênio que respiramos e absorvem cerca de 25% das emissões de carbono geradas pelas atividades humanas.


O Novotel Santos Gonzaga também assumiu esse compromisso, de forma voluntária, de compensar as emissões de carbono geradas por sua operação. Juntos, eles somam 699 árvores de Mata Atlântica preservada a serem plantadas até setembro deste ano, como resposta à neutralização de cerca de 100 toneladas de emissões de gases do efeito estufa.
Certificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), o projeto de neutralização de ambos os hotéis segue as melhores práticas e protocolos adotados internacionalmente para o cálculo de carbono, incluindo medição e acompanhamento de diferentes iniciativas.
Para Rogério Iório, fundador do IBDN, consultor e educador ambiental, a questão climática não é mais algo para o futuro, é para agora. “Os projetos de Neutralização de Carbono do IBDN têm como objetivo colaborar com as empresas interessadas em diminuir seus impactos no planeta e ainda viabilizar a recuperação de áreas degradadas em parques e reservas, através do plantio de árvores nativas”, diz.

Caminho para certificação e engajamento
Para conseguir o selo Hotel Neutro de Carbono, um longo caminho foi trilhado, começando pelo desejo genuíno de seus investidores em fazer a diferença. “Quando se faz uma ação como esta é preciso planejar, mensurar e acompanhar todo o processo”, reforça Patrício.
Para além da iniciativa dos investidores, é preciso destacar a importância da participação de colaboradores e hóspedes, que estão sendo convidados a integrarem os projetos no Ibis Santos Valongo e no Novotel Santos Gonzaga a partir de campanhas de conscientização e engajamento que propõe a adoção de atitudes mais responsáveis.

Depois do plantio, o IBDN dá toda a assessoria para a manutenção das mudas e análise do plantio com os dados em GPS da localização das árvores.
Os hotéis Ibis Santos Valongo e no Novotel Santos Gonzaga são administrados pela Atrio Hotel Management.
Posicionada como a terceira maior operadora hoteleira do Brasil, a Atrio é responsável pela administração de 70 hotéis em 13 estados e 48 cidades brasileiras. Juntos, eles somam um parque hoteleiro de mais de 10 mil apartamentos e são responsáveis pela geração de mais de 1.900 empregos diretos, além de outros 9.500 indiretos. Mais informações no site.


Comunica Hub
Marcia Leite -- marcia@comunicahub.com.br
Telefone (11) 9-4334 3017

Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 27-06-2022
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2024 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: APLICARI