Notícias
O projeto HISTÓRIA EM MOVIMENTO celebra os 410 anos de São Luís, capital do Maranhão, no dia 8 de setembro. A exposição histórica e fotográfica irá acontecer nos cinco terminais de ônibus da cidade, de maneira itinerante, durante todo o mês de setembro. Os terminais recebem mais de 800 mil usuários por dia e serão decorados com painéis em grandes formatos que fazem um resgate da história da cidade e de seu patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, como o sincretismo religioso e o bumba meu boi. Entre as imagens estão registros das transformações da Rua do Giz, uma das mais belas da capital, desde 1908, o Fofão, símbolo do carnaval de rua, e a vista aérea da Biblioteca Pública Benedito Leite.
Rua do Giz. As transformações desde o início do século passado.
Ampliando o seu acesso, a exposição será disponibilizada em livro digital disponibilizado através de QR Code* impresso nos painéis da exposição.
HISTÓRIA EM MOVIMENTO presta homenagem ao fotógrafo Edgar Rocha, radicado no Maranhão a 40 anos e guardião da memória fotográfica do estado, dedicando-se a compor, de forma magistral, aspectos da sua cultura local, assim como da paisagem material. Ao longo dos anos, foi agregando um acervo raro de fotografias feitas nos séculos XIX e durante o século XX. Esta exposição está sendo realizada com a maioria de fotos do seu acervo.
Bumba meu boi. O folclore brasileiro pelas lentes de Edgard Rocha
O projeto foi pensado para ampliar o conhecimento da população sobre a sua história e cultura. Por isso transformamos os terminais de ônibus em grandes galerias, aumentando o acesso ao seu conteúdo” fala Cassia Melo, idealizadora do projeto que tem curadoria dos fotógrafos Meireles Junior e do homenageado, Edgard Rocha.
Palácio dos Leões. Sede do governo de Maranhão. Foto Meireles Junior
HISTÓRIA EM MOVIMENTO – EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E FOTOGRÁFICA NOS TERMINAIS DE ÔNIBUS foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Governo do Estado do Maranhão e pelo Grupo Audiolar. Integrando a população, a exposição será monitorada por estudantes do curso de História. “O objetivo é reforçar a identidade do povo de São Luís através de sua história, cultura e diversidade”, resume Cassia Melo, que mudou de São Paulo para São Luís a 20 anos.
Coragem para sair de São Paulo em busca de um sonho
Cassia tem uma trajetória o amor pelo estado. Filha de maranhense, mas nascida em São Paulo, cursou Marketing com especialização em Gestão de Projetos pela FGV. Trabalhou em grandes agências e produtoras da cidade, como a o2filmes, onde atuava como produtora executiva quando tomou coragem, como diz, para ir atrás de um sonho. “Sempre acreditei que a cultura é ferramenta fundamental para a transformação da educação e da inclusão e que leis de incentivo bem utilizadas podem fazer a diferença”, fala Cassia Melo, hoje a frente da Oito Projetos Criativos. Para além desta exposição, Cassia está à frente de projetos sociais e da Caravana Pão com Ovo, em parceria com a Cia. Santa Ignorância. Pão com Ovo é um espetáculo de enorme sucesso no Maranhão, que leva o Teatro para o carente interior do Maranhão, colocando mais de 6 mil espectadores para praças públicas das cidades do estado, escolhido para cenário da próxima novela das 9 da rede Globo: Travessia, com estreia prevista para meados do mês de outubro. “O Maranhão tem uma cultura própria. É um estado com muita personalidade”, declarou Gloria Perez, autora da novela, em entrevista ao programa Fantástico.
“Quero aproveitar a visibilidade que se abre para, além de difundir nossa cultura, incentivar outros profissionais a levarem suas expertises dos grandes centros para os estados mais carentes”, fala Cassia Melo, sempre aberta a falar sobre a sua experiência. “E também sobre as vantagens de viver a beira-mar”, brinca ela sobre o inegável ganho em qualidade de vida.
Sobre Edgar Rocha
Fotógrafo radicado no Maranhão, Edgar Rocha elegeu a vida na ilha de São Luís como destino há mais de 40 anos. Registrando de maneira incansável a rotina deste lugar, tem se dedicado a compor, de forma magistral, aspectos da sua cultura local, assim como da paisagem material. Festas populares, embarcações tradicionais e imagens do centro histórico estão entre os seus temas preferidos. Além das imagens feitas por ele, Edgar se mostrado um guardião da memória fotográfica relacionada ao Maranhão. Ao longo dos anos, foi agregando um acervo raro de fotografias feitas nos séculos XIX e durante o século XX. Esta exposição está sendo realizada com a maioria de fotos do seu acervo.
Sobre Meireles Junior
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e fotógrafo profissional há mais de 27 anos. É autor dos livros: Lume (2001), Descobrindo os Lençóis (2003), 400 anos Luz (2012), Entre o Céu e Terra (2008), Sobre São Luís (2014), Sobrenatural (2016), Manguezais (2019) e Ritos Tenetehar - A Cultura Ancestral de um Povo (2022), este último em autoria com o também fotógrafo maranhense Taciano Brito. Seu trabalho revela as belezas naturais do Maranhão para o mundo. Já participou de exposições fotográficas no Brasil, Europa e Estados Unidos.
Edição Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home