ABISMO ANHUMAS, UM CENÁRIO PREMIADO
Quem visita o Abismo Anhumas, na cidade de Bonito (MS), referência no ecoturismo do país, está pisando em um cenário natural único e que já foi tema de premiação.
O lago subterrâneo de águas transparentes que guarda uma floresta de cones, ladeado por paredões que chegam a atingir 72 metros de altura, o equivalente a um prédio de vinte e seis andares, foi o tema da foto de Ruver Bandeira, um dos mais importantes Digital Photographer PADI do planeta.
A foto feita por ele ficou entre as quinze melhores do ano no mundo, concorrendo com milhares de outras imagens em 2022. O fotógrafo ficou entre os vinte e três melhores do planeta na especialidade.
Mergulhador recreacional e destaque mundial entre os fotógrafos subaquáticos, que já conheceu lugares paradisíacos, Bandeira comenta: “acho o Abismo Anhumas um lugar simplesmente fascinante, unindo a aventura para se chegar ao mergulho, a estrutura e equipe impecáveis, e a beleza natural única daquele ambiente. É simplesmente encantador”.
A descida (e subida) é feita através de um rapel elétrico, certificado pelo Sistema de Gestão da Segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a chancela do INMETRO, transporta o visitante a partir de cinco anos, em poucos minutos e com total segurança até o lago do centro do abismo.
Com acompanhamento constante de monitores e guias especializados, o visitante irá passear de bote sobre as águas transparentes, contemplando formações rochosas com formas inusitadas e ouvindo as histórias sobre o local.
O lago, com águas com temperatura em média de 18ºC e coloração só vista nesse local, convida os turistas para flutuação com snorkel, que é feita de forma segura, inclusive para crianças a partir de cinco anos acompanhada por adulto responsável, onde se pode observar a encantadora floresta de cones, com formações calcárias (estalagmites). É como descobrir um tesouro perdido.
Para quem já é mergulhador certificado, a “descida” é liberada para até 18 metros de profundidade, explorando esse mundo subaquático, silencioso, encantador, surpreendente, que presenteia o visitante com a real sensação de integração com a natureza e uma paz notável.
Para que não se perca nada desse mundo maravilhoso, Ruver Bandeira dá dicas para fazer fotos incríveis. “Busque explorar ângulos inusitados, evidenciando a beleza ímpar do lugar ...faça algo novo e criativo”.
Fotos: Ruver Bandeira
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 29-11-2022
Regulamento das Notícias