Hackatour Cataratas: jornada de inovação do Festival das Cataratas anuncia vencedores da edição
Maratona contou com inscritos de 9 estados brasileiros. Melhores projetos terão apoio para se transformarem em negócios
A equipe “Airport Coders”, formada por estudantes de Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), conquistou a 10ª edição do Hackatour Cataratas. A maratona - que integra a programação paralela do Festival das Cataratas - foi realizada entre quinta-feira (9) e sábado (11).
O time vencedor garantiu um prêmio de R$ 5 mil e fones JBL, além de terem apoio dos organizadores e parceiros para transformarem a solução em negócio. Além disso, as três melhores equipes poderão apresentar as soluções para o mercado durante a tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas, que acontece de 31 de maio a 2 de junho, em Foz do Iguaçu (PR).
Em formato híbrido, o Hackatour Cataratas contou com a participação de times na modalidade presencial - na sede da Descomplica UniAmérica, em Foz do Iguaçu (PR) - e on-line, reunindo um número recorde de participantes: 170, provenientes de 9 estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco).
No projeto vencedor (Go Explore), os estudantes Gábrio Lina da Silva, Gustavo Ferreira de Oliveira, Izabella Almeida de Faria, Pedro de Carvalho Rezende e Sophia Mello Dias, apresentaram um aplicativo mobile que visa a inserção de pequenas e médias empresas/negócios no mundo de turismo a partir da Inteligência Artificial.
O grupo é formado por bolsistas do Instituto de Tecnologia e Liderança (INTELI) que cursam Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. “Estamos muito pensativos em colocar o projeto em prática, já que somos jovens ainda e temos um longo caminho pela frente. Ainda não processamos que conseguimos elaborar, documentar e apresentar tudo isso em apenas três dias”, conta os integrantes da equipe. “Ao longo da competição, desde a etapa da análise de negócios até o design e arquitetura, a ideia foi crescendo em nós. Então, saímos de lá apaixonados pelo projeto. Com certeza pensamos em aprimorar o conceito da solução, e se tudo der certo, colocar em prática”, complementam.
Confira a classificação geral:
1. Airport Coders
2. Tourism Accessibility
3. Avatour
4. Flagship
5.Turgo
Ritmo acelerado
O Hackatour Cataratas foi marcado por uma frenética corrida contra o tempo para que os participantes pudessem apresentar as suas soluções e inovações para o mercado do turismo.
Antes de entregarem os seus projetos, eles participaram de uma imersão de atividades – como visitas técnicas, palestras e workshops - para desenvolver os projetos com base em demandas previamente pesquisadas e validadas com empreendedores e investidores de todo o Brasil. Os inscritos também contaram com o fundamental apoio de mentorias de profissionais qualificados de diversas especialidades.
Hackatour Cataratas
O Hackatour Cataratas é uma realização do Instituto IDESTUR, com patrocínio master da Itaipu Binacional, patrocínio da Descomplica UniAmérica e apoio do Festival das Cataratas.
O evento conta com a parceria estratégica do Grupo Cataratas, Visit Iguassu, Secretaria de Turismo do Paraná. Parque Tecnológico Itaipu, Sebrae e Turismo Itaipu, além do apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 13-03-2023
Regulamento das Notícias