Com evento nacional do IAT, sustentabilidade será palavra-chave do Festival das Cataratas
1° Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente será promovido paralelamente ao evento, em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 31 de maio e 2 de junho.
Instituto Água e Terra (IAT) irá divulgar as belezas naturais do Paraná durante o Festival das Cataratas. Foto: IAT/Divulgação
A busca pela sustentabilidade sempre foi compromisso dos organizadores do Festival das Cataratas, que neste ano chega à sua 18ª edição. Para este ano, o evento – que será promovido em Foz do Iguaçu (PR) de 31 de maio a 2 junho - já conta com ações importantes confirmadas dentro da temática.
O destaque fica por conta do 1° Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, que foi anunciado recentemente com o Instituto Água e Terra (IAT) como realizador e o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade como organizador.
A ação será promovida durante o Festival das Cataratas com a participação de entidades como a Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa), a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, destaca que essa preocupação ambiental é constante. “Não conseguimos pensar o nosso evento sem levar em conta estes aspectos de sustentabilidade. Faz parte de nossa missão essa pequena contribuição ao meio ambiente”.
De acordo com Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a realização do encontro surgiu diante do aumento da demanda em relação à visitação e procura pelas Unidades de Conservação para lazer, pesquisa científica e prática de esportes. Conforme o diretor, “o estado do Paraná e as instituições parcerias vão proporcionar um amplo debate sobre temas como segurança, modelos de gestão, concessão de uso público e permissão de uso. Será uma discussão sobre o perfil desse consumidor, bem como a integração e o desenvolvimento de modelos de gestão”.
Como forma de divulgar as belezas naturais do Paraná, o IAT irá apresentar durante o Festival um mapa das 29 Unidades de Conservação abertas à visitação, agora com roteiros para praticantes de campismo e motorhome (veículo com instalações para cozinhar e dormir, reproduzindo uma moradia sobre rodas) – no caso da visita por meio do motorhome é necessário cadastro prévio no site do IAT.
Festival das Cataratas “verde”
Durante o evento, o público do Festival das Cataratas também poderá participar de ações de educação ambiental e relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso tudo sem falar dos materiais gráficos e de folheteria, produzidos com materiais reciclados, e os cordões dos crachás que utilizam garrafas PET como matéria-prima.
O Festival recebeu por várias edições o Selo Sesi ODS de Evento Sustentável e tem em suas atividades ligação direta com pelo menos cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17).
Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC e Fecomércio PR, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Paraná Turismo.
31 de maio, 1 e 2 de junho
Foz do Iguaçu (PR)
Data de publicação desta Matéria 12-04-2023
Regulamento das Notícias