FIPAN 2023 iniciou com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, falando sobre a importância da panificação na economia estadual
Com a presença de várias autoridades do cenário político nacional a FIPAN 2023 - Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business - foi inaugurada com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no dia 25 de julho, às 13 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo. A importância da panificação paulista, segundo o governador, é um exemplo para a capacitação de mão de obra.
Aconteceu dia 25, às 13 horas, a abertura solene da FIPAN 2023 - Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business - com a presença de várias autoridades do cenário político estadual e nacional, além de presidentes da UIBC - International Union of Bakers and Confectioners, Günther Koerfer, da ABIP - Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria, Paulo Meneguelli, Rui Gonçaves, presidente do Sampapão, além de deputados estaduais, federais e do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
“É um prazer realizarmos mais uma feira internacional voltada ao setor de panificação, confeitaria e food business. Nossa FIPAN cresce ano a ano e esse ano, especialmente, quebrou todos os recordes. Chegamos a 400 expositores com 500 marcas. E são mais de 90 expositores que se apresentam na nossa feira pela primeira vez, demonstrando toda a mudança pela qual a panificação tem passado”, disse Rui Gonçalves, na abertura do evento ao receber o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O governador, por sua vez, afimou que são dezenas de milhões de pessoas que iniciam os seus dias nas padarias e todas vem se especialiazindo, se gourmetizando, se tornando boutiques de pão e isso precisa ser valorizado. “Se dermos os incentivos corretos, do ponto de vista tributário, na questão do trigo, o setor se aquecerrá mais e tende a crescer alavancando a Economia”, disse ele.
Panificação, modelo de capacitação
Tarcísio de Freitas afirmou ainda que a panificação é um modelo de capacitação de mão de obra e que, em seguida, absorve a mão de obra. “Estamos mapeando novos setores onde há carência de mão de obra, falta trabalhador, seja na construção civil, no setor de transpontes, nos pomares de laranja para qualificarmos as pessoas dentro das regiões que vivem. O Sampapão é um exemplo. Auxilia o Qualifica São Paulo, forma o novo padeiro, confeiteiro ou balconista e absorve a mão de obra já que há carência de mão de obra, qualifica-o e emprega-o. Um exemplo para outros setores”, finalizou.
A FIPAN 2023 irá até o dia 28 de julho, com encerramento às 19 horas e acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, a partir das 13 horas. É realizada pelo Sampapão e organizada e comercializada pela Seven.
Edição Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 27-07-2023
Regulamento das Notícias