Concerto de Santa Luzia leva programação de música clássica para a capela do Rosewood São Paulo
A Capela Santa Luzia, no complexo Cidade Matarazzo, onde fica o Rosewood São Paulo, tem mais de 100 anos de história. Marco da capital paulista e dos paulistanos, desde sua reinauguração, em 2022, o santuário se manteve de portas abertas para receber visitantes. Agora, o santuário pode fazer parte da vida da vida cultural da metrópole.
Todos os meses, a capela recebe uma orquestra para concertos de música clássica, sob regência do maestro Yuri Jaruskevicius. Cerca de 20 músicos se revezam a cada apresentação, entre instrumentistas, tenores, solistas e coral. “Faço uma seleção a partir do tema de cada concerto, adequando as vozes e os instrumentos musicais ao repertório”, explica Jaruskevicius.
O projeto começou em setembro de 2022, com o Concerto de Primavera, e a proposta era fazer uma edição para cada estação do ano, além de datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Natal etc. Entretanto, com o aumento do público, a programação dos Concertos de Santa Luzia passou a ser mensal. Em agosto, em comemoração ao Dia dos Pais (13), os acordes começam a tocar 10h. A entrada é gratuita, mas o agendamento prévio é recomendado pelo e-mail saopaulo.marketing@rosewoodhotels.com. Para completar a celebração em família, o hotel Rosewood São Paulo preparou atividades, menu exclusivo e descontos em reservas.
História da Capela Santa Luzia
A Capela Santa Luzia foi erguida a pedido de Virginia Matarazzo, cunhada do italiano Francesco Antonio Maria Matarazzo, o Conde Matarazzo, após a cura de uma doença ocular do filho dela – Santa Luzia é, no catolicismo, padroeira dos olhos e da visão.
A capela fazia parte do complexo do antigo Hospital Umberto I, da Sociedade Italiana de Beneficência em São Paulo, também conhecido como “Hospital Matarazzo”. O conjunto de edificações, distribuído em uma área de mais de 27 mil metros quadrados, funcionou até 1993. Abandonado e deteriorado, o complexo correu o risco de ser demolido, mas ganhou um novo destino quando foi adquirido pelo Grupo Allard em 2011, para se tornar a Cidade Matarazzo.
Foi necessário um trabalho de engenharia para preservar a igreja centenária durante a construção dos oito andares de subsolo abaixo de fundação. Além disso, por ser tombada como Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo, o restauro da capela exigiu o máximo de fidelidade às características originais: com fachada de estilo neoclássico em amarelo Sienna, que dá a aparência de mármore polido – seguindo a técnica milenar Scagliola, muito usada na Itália -, mais argamassa que imita tijolos intercalados e altar de mármore.
A restauração do santuário teve o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretária Especial da Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Municipal de Apoio e Projetos Culturais, além de outras empresas apoiadoras.
Sobre Rosewood São Paulo
Centralmente localizado no coração de São Paulo, perto da Avenida Paulista, o Rosewood São Paulo é um oásis metropolitano situado no enclave histórico da Cidade Matarazzo, um complexo de edifícios elegantemente preservados do início do século 20 que foram cuidadosamente transformados em residências particulares, lojas sofisticadas e locais de entretenimento.
Ancorando este centro de estilo de vida de uso misto de 30.000 metros quadrados, o Rosewood São Paulo ocupa o antigo hospital histórico Matarazzo Maternidade, bem como uma impressionante torre de jardim vertical projetada pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker Jean Nouvel.
Rosewood São Paulo engloba uma coleção de arte imersiva com 450 obras por 57 artistas brasileiros. Com 160 quartos e suítes e 100 suítes privativas Rosewood disponíveis para compra, o design de interiores do Rosewood São Paulo, liderado pelo diretor artístico Philippe Starck, apresenta uma fusão sofisticada do antigo e do novo por meio de elementos e efeitos inspirados, como ricas madeiras brasileiras, paredes de jardins exuberantes, e móveis finos. Em conjunto com as acomodações, as extensas comodidades do Rosewood São Paulo incluem seis restaurantes e bares e duas piscinas.
Edição Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 04-08-2023
Regulamento das Notícias