Notícias
Além de ser considerado o principal polo produtor náutico do país que responde por 50% da fabricação de barcos a motor, Santa Catarina se tornou palco para eventos náuticos de renome mundial, como é o caso do Marina Itajaí Boat Show, uma das maiores feiras náuticas da América Latina. O município de Itajaí, com o avanço da náutica, também se tornou destino de lazer para proprietários de embarcações, e para o público que busca turismo com alto conforto, intimista e em conexão com a natureza e com as águas. Além das conhecidas praias, a infraestrutura de marinas e serviços de apoio na cidade e arredores contribuíram com esse desenvolvimento.
Um dos destaques é a Praia Brava de Itajaí, reduto de celebridades que, em poucos anos, junto ao desenvolvimento do mercado náutico, deu saltos de crescimento tanto em atrativos turísticos no comércio local quanto no setor imobiliário. Detém uma valorização anual na construção civil de até 500% nos últimos doze anos, segundo construtora local, e a projeção é maior nos próximos anos. A praia, apesar do crescimento de sua estrutura, preserva características agrestes e é cobiçada pela beleza e pelas ondas que atraem grandes nomes do surfe do Brasil e do exterior.
Com a náutica, vieram investimentos em outros setores. Modelos inovadores começam a se desenvolver. O empresário e empreendedor Ronaldo Jansson inaugurou recentemente o Hotel Villa d Ozio para atender a alta demanda de um perfil de público exigente, considerando o crescimento do mercado náutico de luxo. O hotel, único da região com características que mesclam conceitos de hospedagem de “charme” com ‘boutique’, tem apenas 25 apartamentos, é exclusivo para casais e adultos que buscam descanso, privacidade e conforto dentro de um ambiente intimista de uma “elegante casa de praia”. Detalhes como peças de design de artistas brasileiros; lounges para leitura; mimos constantes da gerência; comida feita no local, 100% artesanal, com direito a uma deliciosa granola caseira; drinques e vinhos exclusivos são alguns dos itens que encantam os hóspedes sem falar em eventos privativos constantes como apresentações de jazz e mostras de moda, arte e cultura.
“Temos toda a estrutura que um hotel privativo de luxo oferece como piscina, spa, quartos muito confortáveis, alguns com hidromassagem, estacionamento com pontos de carregamento para carros elétricos e assim por diante. Porém, para grandes executivos, celebridades, pessoas ligadas à náutica ou casais em geral que desejam fugir do agito do trabalho e investir em seu descanso, é necessário ter muito mais. Aí que entra a “experiência”, a personalização. Ou seja, trazer nos detalhes essa atmosfera de aconchego e que resulte em ótimos e inesquecíveis momentos”, explica o diretor do Villa d Ozio, Ronaldo Jansson Júnior.
Um dos reflexos do desenvolvimento do mercado náutico para o turismo de Santa Catarina também pode ser observado devido à fila de espera para a compra de embarcações. “O cliente que adquire uma lancha ou iate de luxo costuma visitar o estaleiro para acompanhar o processo de produção. Como 70% da produção nacional está em Santa Catarina, hospedamos clientes que estão esperando a entrega do seu modelo”, diz Ronaldo.
Para quem não tem embarcação, mas busca por essa experiência, o Hotel Villa D Ozio ainda oferece o serviço de concierge, por meio de parcerias, como: preparo de comidas a bordo assinadas por chefs e até aluguel de lanchas e iates que podem chegar a mais de 80 pés. “O litoral de Santa Catarina é repleto de belezas naturais e possui orlas banhadas por águas calmas, perfeitas para praticar esportes como stand up paddle, por exemplo. Próximo ao hotel temos destinos cobiçados como as praias de Balneário Camboriú e Bombinhas, onde muitos clientes gostam de ancorar”, afirma Ronaldo.
Na contramão de modelos de negócios de luxo que buscam realçar grifes internacionais, o Villa d Ozio também foi além, por meio da valorização de Santa Catarina, incluindo a colonização europeia, como a italiana, alusiva ao nome do estabelecimento. “Pessoas que costumam viajar pelo mundo já têm acesso a grandes marcas, elas, na verdade, buscam conhecer o que o destino tem de melhor. É exatamente isso que oferecemos, o melhor da essência catarinense, por meio de muitas pesquisas, viagens e estudos constantes para entender o comportamento do nosso cliente que é bem exigente e diferenciado. Claro que também disponibilizamos uma série de produtos de marcas mundiais para comodidade, porém, nosso foco é realçar as tradições catarinenses, nossa colonização europeia e a ligação com o mar, que também vem da história da minha família, por isso, a energia da casa de praia”, complementa.
A náutica, que movimenta uma série de outros setores como o turismo, que teve um impulso significativo nos últimos anos no Brasil. Em 2022, a indústria teve um faturamento recorde de R$ 2,5 bilhões e o registro de mais de 7 mil empregos diretos e outros 35 mil indiretos, segundo dados da ACOBAR (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos). Em Itajaí, cidade considerada polo náutico brasileiro, estão concentrados o maior número de estaleiros, inclusive, com parques fabris de grandes marcas internacionais.
Sobre o Villa d’Ozio
Com localização privilegiada, frente ao mar na balada Praia Brava, em Santa Catarina, o Villa d Ozio atende aos padrões da hotelaria internacional. Inaugurado em 2021, o hotel ao estilo boutique traz o aconchego de uma elegante “casa de praia”, lazer e experiências gastronômicas autorais. Privativo, ideal para descanso, momentos a dois e contato com a natureza, é dedicado apenas para adultos. São 25 apartamentos, alguns com hidromassagem e outros com vista para a praia e jardins. Destaca a identidade catarinense e a colonização europeia por meio do aconchegante e sofisticado projeto arquitetônico e design de interiores de renomados escritórios e artistas brasileiros. A estrutura conta com piscina aquecida, área para banhos de sol, bar, lounge, espaço spa e fitness, bicicletas para uso exclusivo, garagem e pontos de carregamento para carros elétricos. O local também é pet friendly.
Instagram: @villadozio
Edição Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home