Notícias
Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking (Foto: Divulgação) |
Com a parceria, a Gastromotiva passará a atuar nos eventos internacionais promovidos pela Embratur, como feiras e roadshows, por exemplo, com ações de live cooking. Um plano de trabalho conjunto definirá as ações de promoção da gastronomia brasileira no exterior nos próximos anos.
“Vamos promover para o mundo uma gastronomia que é também um motor de transformação social. Esse é o Brasil que apresentamos para o mundo, com uma gastronomia rica e diversa, que valoriza sua tradição e suas origens, mas também que inova, sempre prezando pela sustentabilidade em toda sua cadeia de insumos, gerando emprego e renda em todo o país”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Segundo a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Agência, Ana Paula Jaques, esta parceria tem a finalidade de promover uma gastronomia agroecológica e sustentável. “Estamos falando de uma gastronomia justa, inclusiva, que valoriza a nossa biodiversidade, nosso povo e o nosso território. Com isso, também estamos falando sobre o desperdício de alimentos, sobre combate à fome, bem conectado com o projeto de país que queremos e estamos construindo neste momento”, reforçou.
Cumprindo a função social, o Gastromotiva atua no Brasil em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, mas também tem sede na Cidade do México, Cidade do Cabo (África do Sul) e San Salvador (El Salvador), e tem projetos onde utiliza o alimento como ferramenta de transformação por meio da educação e combate ao desperdício. O chef e fundador da ONG, David Hertz, começou o projeto em 2006 com um restaurante-escola, no Rio de Janeiro.
“Temos três valores que norteiam nosso trabalho: equidade, direitos humanos e inclusão social. A partir daí, nasceu o Refettorio Gastromotiva, que é um restaurante-escola onde os alunos dos nossos cursos e renomados chefs convidados cozinham e servem, voluntariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social”, contou Hertz.
A partir do dia 23 de setembro, eles vão participar de viagens de familiarização (famtours) para conhecer melhor os atrativos turísticos de Foz de Iguaçu (PR) e de outras cidades do Rio de Janeiro, além da capital, que já comercializam ou que poderão colocar em suas estratégias de venda.
No dia 30 de setembro (sábado), os operadores farão uma imersão no projeto social, visitando as cozinhas comunitárias da Gastromotiva e participando de um almoço no Reffetorio, localizado no Rio de Janeiro(RJ). Durante os três dias do evento no Rio de Janeiro, os compradores ainda irão participar de reuniões e rodadas de negócios com os expositores da feira, com o objetivo de promover os produtos e serviços turísticos brasileiros.
Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R?2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R?84,5 milhões.
Para saber mais o evento, acesse o site da ABAV Expo 2023
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 21-09-2023 Regulamento das NotíciasContatos
São Paulo/SPNavegação
Home