Notícias
Com um total de 93 cadeiras confirmadas no CNT, incluindo representantes públicos, a Câmara LGBT desempenhará um papel fundamental na assessoria ao Ministério do Turismo (MTur), contribuindo para a avaliação da Política Nacional de Turismo e desenvolvendo planos, programas, projetos e atividades de estruturação, promoção e incentivo ao turismo.
"A participação da Câmara LGBT no CNT é uma conquista histórica para a comunidade LGBTI+, que passa a ter representação formal no órgão responsável por definir as políticas públicas para o setor turístico no Brasil. Estarmos no Conselho é um reconhecimento de que somos parte importante do setor turístico e que temos muito a contribuir para o seu desenvolvimento", afirma Ricardo Gomes, presidente da entidade. “Se somos um dos nichos turísticos mais rentáveis, segundo o Organização Mundial do Turismo, já não era sem tempo que ocupássemos um lugar de protagonismo, contribuindo com o planejamento estratégico do turismo brasileiro”, conclui o executivo.
As responsabilidades atribuídas aos membros do Conselho abrangem a proposição de ações voltadas para o desenvolvimento do turismo interno e a atração de turistas estrangeiros para o Brasil. Ademais, o CNT tem o compromisso explícito de garantir que o desenvolvimento da atividade turística no país seja pautado pela sustentabilidade ambiental, sociocultural e econômica, com especial atenção às comunidades dos campos, florestas e águas.
As reuniões do Conselho estão agendadas para ocorrer trimestralmente em caráter ordinário, com a possibilidade de convocações extraordinárias quando necessário. Estas reuniões, que poderão ser presenciais ou por videoconferência, terão quórum de maioria absoluta, sendo que a aprovação de medidas requererá maioria simples. Em caso de empate, a decisão será tomada pelo presidente do Conselho.
Novos Direcionamentos
O novo Secretário de Planejamento, Competitividade e Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, propôs a criação de câmaras temáticas para abordar questões específicas do setor turístico. A iniciativa é uma inovação digna de nota, pois permitirá que o CNT tenha um debate mais aprofundado sobre temas relevantes.
A secretaria-executiva do CNT será liderada pela Secretaria de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, sob a gestão de Milton Zuanazzi. A medida reforça o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do turismo no Brasil.
A participação da Câmara LGBT no Conselho Nacional de Turismo não só amplia a representatividade da comunidade LGBTI+ no setor turístico, mas também reforça o compromisso conjunto em promover um turismo inclusivo, sustentável e socialmente responsável no Brasil.
Sobre a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento das relações comerciais e empresariais entre as pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, fortalecendo o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da Comunidade LGBTI+.
No setor turístico, a entidade nacional dedicada há anos ao estímulo do turismo LGBTI+ tanto nacional quanto internacionalmente, tem se empenhado em atrair turistas LGBTI+ para o Brasil. Mesmo com recursos limitados, a Câmara LGBT tem realizado um esforço considerável para promover a imagem do Brasil tanto dentro quanto fora de nossas fronteiras. Isso inclui a participação em eventos e encontros, a promoção de atividades, e o treinamento e capacitação contínuos do setor turístico, visando aprimorar cada vez mais o atendimento ao turista LGBTI+.
Para mais infomações, acesse: www.camaralgbt.com.br
Edição Julia Marques
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home