Com sucesso na edição de retomada, Despertar do Vale consolida-se na programação turística
Festival, realizado no Vale dos Vinhedos, reuniu cerca de 5 mil pessoas no sábado (06)
Despertar do Vale movimentou público no Vale dos Vinhedos. Crédito Bárbara Salvatti
Teve sol, temperatura agradável, música ao vivo, gastronomia para todos os gostos e, claro, muito vinho e espumante nas taças. A terceira edição do Despertar no Vale movimentou o distrito durante todo o sábado 06 de abril, com programação das 10h à meia-noite. Durante esse período, cerca de 5 mil pessoas circularam pelo espaço preparado na Capela das Almas, Linha Leopoldina, conforme estimativas da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos Aprovale, responsável pela promoção.
Com o sucesso da edição de retomada – o festival tinha sido realizado pela última vez em 2018 – o Despertar no Vale consolida-se de forma definitiva na programação turística da região. "Estamos muito felizes com os resultados do festival, que superaram nossas melhores expectativas – tanto em movimento de visitantes quando em geração de negócios para os empreendimentos participantes e, sem dúvida, de fortalecimento para o turismo no Vale dos Vinhedos. Agradecemos a todos que acreditaram no projeto, assumiram esse desafio conosco e agora, podem ser orgulhar do belo trabalho realizado" avaliou o presidente Ronaldo Zorzi. Agora, a Aprovale deve trabalhar na definição da data para a quarta edição do festival.
O Despertar do Vale reuniu mais de 30 expositores – entre vinícolas, restaurantes e setoriais. Crédito - Murilo Campagnollo
Importante por referenciar os vinhos de excelência pelos quais o Brasil é reconhecido, e a gastronomia de qualidade que caracteriza a região, o Despertar no Vale enaltece tudo aquilo que é a marca de Bento Gonçalves, na opinião do prefeito Diogo Siqueira. O festival destaca o que vem sendo feito, no decorrer de várias gerações, por tantas pessoas que se esforçaram ao longo dos anos para tornar Bento Gonçalves reconhecida no Brasil inteiro. Esse belo trabalho é para o Vale dos Vinhedos, para Bento Gonçalves e para a Serra Gaúcha. Parabéns a todos os envolvidos pelo compromisso de fortalecer o turismo e movimentar nosso município" disse.
O Despertar do Vale reuniu mais de 30 expositores – entre vinícolas, restaurantes e setoriais: Amitié Espumantes e Vinhos, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Casa Valduga, Chamon Garbin Vinhos Clássicos, Dom Elizário, Famiglia Tasca Sucos e Geleias, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Maison Forestier, Miolo Wine Group, Peculiare Vinhos Únicos, Pizzato Vinhas e Vinhos, Vinhedos Capoani, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Larentis, Vinícola Almaúnica, Vinícola Barcarola, Vinícola Cave do Sol, Vinícola Dom Cândido, Vinícola Santa Bárbara, Vinícola Torcello e Vinícola Videiras Carraro; Alitália Posto per Mangiare; Giordani Gastronomia Cultural La Vigna Especialidades Regionais Osteria Del Valle Pipas Terroir Ristorante Di Bartolomeu Sabrage Jardim; Azeites Origem Pampa Atelier Refúgio da Colina Casa Madeira, Devorata Trufas Artesanais; Queijaria Valbrenta e Vinhedos Pharma.
Prefeito Diogo Siqueira, presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi, e comissão responsável pela organização do festival, celebraram sucesso da edição. Crédito - Murilo Campagnollo
A terceira edição do festival teve o patrocínio de Agência Batuca, Grupo DCA, Jovem Pan e portal Olá Serra Gaúcha, Sicredi, Água da Pedra, Altaia Cabanas, Gás Cainelli e Liquigás, Orquídea, Giordani Turismo, Pizzato Vinhas e Vinhos, Arquiteta Letícia Calza, L&L Rótulos e Gráfica Bento, Nutrire, Basinox e Maison Forestier. O apoio é da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
Retornos positivos de quem participou
A proposta da terceira edição do Despertar do Vale agradou – do público local aos que vieram de fora, inclusive do estado, e prestigiaram o festival, como é o caso do casal Christian Jung e Patrícia Brasiliense, de Florianópolis-SC. Eles aproveitaram a estadia em Bento Gonçalves para conferir a atração. "Chegamos na região na sexta para visitar os atrativos e aproveitamos para conhecer o evento. Já é a oitava vez que viemos para o município, pois gostamos bastante. O evento foi lindo, agradável, especialmente por encontrarmos um pouquinho de cada produtor do Vale dos Vinhedos aqui reunidos. Também trouxemos nosso pet, o Bartô, já que o evento é ao ar livre e convida para a experiência petfriendly" comentaram.
Despertar do Vale movimentou público no Vale dos Vinhedos. Crédito Bárbara Salvatti
Já o casal Edenir Oliveira e Davi Marques saiu de Porto Alegre exclusivamente para prestigiar o Despertar do Vale. "Vimos o evento nas redes sociais e decidimos conferir, pois gostamos de visitar Bento Gonçalves e conhecer propostas diferentes, como é o caso desse evento", contaram. A família de Eder da Silva, de Estância Velha, optou pela programação para celebrar uma data especial. "Já conhecíamos a região e a proposta do evento nos interessou, coincidindo com a comemoração do meu aniversário. Achamos o evento muito democrático, com muitas opções gastronômicas e de bebidas. Dá pra experimentar um pouco da essência e da cultura da região", exaltou.
Se quem é de fora aprovou, o público local pôde apreciar o que de melhor o roteiro turístico tem a oferecer. O casal Elcio Resmini Meneses e Vanda Maria Gomes Meneses, naturais de Rio Grande e Santa Catarina, respectivamente, moram em Bento Gonçalves e aproveitaram o evento para se aproximar da cultura e das potencialidades locais. "Para mim, esse evento foi uma grata surpresa, especialmente pela valorização cultural, com os Jogos Coloniais da Fenavinho, além das vinícolas locais. O espaço estava muito bacana, com espaço para os pets. Gostamos bastante" disseram. As amigas Angelica Baldissera e Márcia Dendena, também de Bento Gonçalves, endossaram o coro pela aprovação do festival. "Foi nossa primeira vez no evento, mas já sabíamos que seria bom, pois o Vale dos Vinhedos tem muita coisa bacana para visitar. Eventos como esse precisam ocorrer mais vezes, já que movimenta o turismo na região e convida quem mora aqui a conhecer o que temos de melhor reforçaram.
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 08-04-2024
Regulamento das Notícias