Notícias
A exposição reúne pinturas que refletem um processo paciente e meticuloso de releitura de imagens médicas. Ainda tratam da relação de mais de 30 anos do artista com o HIV. Ao fazer exames para o tratamento de uma doença causada por bactéria, ele se deparou com as imagens ampliadas de seu corpo, em especial das células. Essas imagens constituem a base dapesquisa e propõem uma reinterpretação artística do imaginário das organelas, dos vírus e das bactérias, associando às constelações, às galáxias, às estrelas e aos planetas.
“Minhas constelações celulares representam o desejo de representar através de formas coloridas um olhar interior, de me ver de dentro para fora neste mundo atual tão preocupado com superficialidades. Conviver com o vírus me ensinou a escutar meu corpo e encontrar uma linguagem artística para exorcizar o medo e aprender a entender os outros e as suas fobias” conta Zaq.
As obras também estarão à venda e todo o valor será destinado a continuidade dos projetos da Casarão Brasil, organização social que, desde 2018, atua como alicerce para a comunidade LGBTI, desenvolvendo iniciativas nas áreas da assistência social, cultura, educação e saúde, entre elas a galeria.
Com muito orgulho, a Galeria Casarão Brasil traz “As Constelações Celulares”, de Zaq Guimarães – a primeira exposição dele no país. Abre as suas portas, com especial destaque para a potência e a pluralidade artística da população LGBTI, com espaço dedicado a exposições, vernissages, residências artísticas, coworking, um espaço cultural integrado e integrativo para a comunidade LGBTI bem localizado e próximo ao Vale do Anhangabaú.
Zaq Guimarães,nasceu no Rio de Janeiro, 1963. Mora e trabalha na Suíça Artista visual e cinegrafista. Formado em cinema pela École Supérieure des Beaux Arts (Genebra, Suíça). No campo da pintura, explora várias técnicas para compor a partir da observação do universo microcelular e científico. O artista apresenta seus trabalhos em galerias e espaços culturais de referência, como Centre d Art Contemporain Genève (Genebra, Suíça). Participa de instalações audiovisuais e exibições em festivais de cinema, além de colaborar em eventos voltados ao debate e conscientização sobre o HIV. Em 2003, seu documentário Constats foi premiado pelo Fond Cantonal d’Art Contemporain. É presidente da PVA, associação criada por pessoas que vivem com o HIV.
Serviço Completo :
Exposição: As Constelações Celulares de Zaq Guimarães Data: De 1º à 30 de junho de 2024
Horário: segunda a sexta 15h às 19h; sábado 10h às 13h
Local: Galeria Casarão Brasil - Rua Coronel Xavier de Toledo, 210 - conjunto 111 - República - classificação indicativa: Entrada gratuita @CasaraoBrasil www.casaraobrasil.org.br
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 13-05-2024 Regulamento das NotíciasContatos
São Paulo/SPNavegação
Home