Notícias
Na semana que antecede a celebração na Avenida Paulista, existem diversas outras ações e atividades em prol da comunidade
Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo de 2023. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris
A cidade de São Paulo se prepara para receber, no próximo domingo (02/05), a Parada do Orgulho LGBT+, um dos maiores eventos do gênero no mundo, que atrai milhões de participantes para celebrar a diversidade e promover os direitos da comunidade LGBT+. Com o apoio da SPTuris e Prefeitura de São Paulo, o evento contará com uma infraestrutura que assegure que a celebração ocorra de forma segura, organizada e acolhedora para todos os participantes.
O evento, de iniciativa da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), é um marco na agenda LGBT+, promovendo não apenas a visibilidade e os direitos, mas também a conscientização sobre as questões ainda enfrentadas pela comunidade. Com o tema deste ano, “Basta de Negligência e Retrocesso Legislativo – Vote Consciente por direitos da população LGBT+”, a parada pretende reforçar a necessidade de eleger governantes mais representativos à causa LGBT+, que se comprometam com a criação de propostas mais diversas e inclusivas.
A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos da Prefeitura da Cidade de São Paulo), via contrato com a Secretaria Municipal de Turismo, desempenha um papel fundamental na organização e no fornecimento de infraestrutura para o evento, como ambulâncias, banheiros químicos, barricadas, cavaletes, cones, geradores, grades, pias portáteis, placas metálicas de fechamento, tendas, torres de observação, kits lanches, águas, carregadores, seguranças, agentes de limpeza e de apoio ao trânsito e apoio operacional.
O Observatório de Turismo e Eventos, vinculado à SPTuris, também realiza pesquisa de público. O último estudo, feito durante a Parada de 2023, com 1.217 pessoas, identificou que o perfil predominante do público pode ser definido pela seguinte persona: homem (49,8%), gay (38,3%), cisgênero (86,8%), branco (50,9%), entre 18 e 24 anos (33,7%), residente na capital paulista (58,1%). Do total de 41,9% dos entrevistados que não eram da capital, 0,7% representou o número de turistas internacionais.
O gasto médio por pessoa no evento foi de R$ 130,45 e o gasto médio do turista durante estadia na cidade (média de 3 pernoites) foi de R$ 1.106,00. Com outras atividades além da Parada foram gastos 23% com gastronomia; 21% com vida noturna/bares; 17,5% com compras; 12% com teatro/cinema/show. Ainda em 2023, durante o feriado em que o evento foi realizado, a estimativa média geral de ocupação nos hotéis foi de 71,8%.
“A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é considerada uma das maiores do mundo e traz muita gente do interior e de outros estados, que fazem juntos um megaevento. Grandes eventos como este, atraem o interesse das pessoas também pela programação cultural e gastronômica paulistana e a cidade ganha a partir dessa movimentação financeira . Ou seja, a Parada está alinhada com os objetivos da SPTuris, de apoiar eventos que projetem a imagem de São Paulo, movimentem a economia e gerem empregos”, afirmou Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo.
Além da SPTuris, outros órgãos municipais estão envolvidos no evento, como as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, de Saúde, Pessoa com Deficiência, Segurança Urbana, Subprefeituras e Cultura, a Companhia de Engenharia de Tráfego e SPTrans.
Serviço
28ª Parada do Orgulho LGBT+
Data e horário: Domingo, 2 de junho, a partir das 10h
Local: Avenida Paulista
Semana da Diversidade 2024
A cidade de São Paulo recebe vários eventos para celebrar o mês do orgulho LGBTI+ nesta semana. Na quinta-feira (30/05), acontece a Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no Memorial da América Latina. Em sua 23ª edição, tem o objetivo de promover a economia criativa, a geração de renda e a cultura LGBT+. Durante a Feira, uma equipe da Coordenação de Políticas para LGBTI+ receberá currículos para inserção de pessoas da comunidade LGBTI+ nas próximas ações de empregabilidade.
Na sexta-feira (31/05), no Largo do Arouche, acontece a 7ª Marcha do Orgulho Trans. A Marcha, que acontece há seis anos, já é considerada a maior manifestação de protagonismo de Travestis, pessoas Transgêneros Binárias e Não Binárias da América Latina. O evento já conta com presenças confirmadas como Majur, Jaloo, Cidão Furacão, DJ Kiara Felippe e os blocos Bloco Ilú Obá de Min, Bloco Feminista e Bloco Siga Bem Caminhoneira, e muito mais.
Já no sábado (01/06), o Parque Villa Lobos recebe a Corrida do Orgulho LGBT+, que faz parte do calendário oficial da semana da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, promovendo a democratização do esporte e celebrando a diversidade. No domingo, a Parada Gay (LGBT) toma conta da Avenida Paulista.
Clique aqui para mais informações.
Edição Julia Marques
Data de publicação desta Matéria 28-05-2024 Regulamento das NotíciasContatos
São Paulo/SPNavegação
Home