Notícias
Créditos: Ronaldo Gutierrez
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o infantil A Geladeira Mágica usa do universo lúdico para promover importantes debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável. O espetáculo estreia em São Paulo no dia 3 de agosto, no Teatro Itália, após passar por diversas cidades pelo Brasil.
Com texto de Eneidis Ribeiro e Murilo Góes, direção de Leandro Mariz, direção de produção de Bruna Dornellas e Wesley Telles (WB Produções), a peça tem no elenco os atores Lucas Morais e Roberta Scátola.
A Geladeira Mágica é um espetáculo dedicado à primeira infância e acontece de forma presencial e com acessibilidade. A peça estreou em 2019 e já foi apresentada em mais de 50 sessões em diferentes formatos como teatro, escola, live e até drive-in, tendo sido vista por mais de 10 mil espectadores.
Na trama, os primos Nina e Luca sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, onde aprendem bastante sobre tudo. Numa manhã de sábado, Arlete - a senhora dos bons hábitos - sai em busca de ingredientes para o almoço.
Curiosos para descobrir as delícias escondidas na cozinha da avó, os primos abrem a porta da geladeira e encontram um universo mágico onde o faz de conta sempre pode acontecer. Lá, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos.
Produzida pela WB Produções, “A Geladeira Mágica” tem como objetivo oportunizar a difusão cultural, além de incentivar a visibilidade dos artistas do Espírito Santo no Brasil.
O que dizem os autores Eneidis Ribeiro e Murilo Góes
“Em tempos em que a realidade é apresentada apenas por verdades a todo tipo de público, trabalhar com o lúdico enquanto possibilidade de promover reflexões torna-se desafiador. A arte, quando exercida de modo consciente, também nos permite encarar a realidade em diversas perspectivas, de modo a contribuir para o estímulo de reflexões necessárias.
Em A Geladeira Mágica, acreditamos no potencial do teatro para materializar um faz-de-conta e, por meio dele, dialogar com inúmeros conflitos e dilemas de um universo real já compreendido por crianças. Não se trata de uma apresentação didática sobre hábitos de saúde e de vida; trata-se, sim, de uma experiência em que o espectador é convidado a analisar bons e maus comportamentos e seus respectivos efeitos nas situações de uso.
Reunimos referências clássicas do universo literário infantil para resgatarmos e provocarmos alguns lugares-comuns reproduzidos frequentemente aos pequenos aprendizes. Longe de ser uma dramaturgia fria ou congelante, acreditamos em uma geladeira mágica pelo seu principal efeito em um universo cênico de fantasias: o de desenvolver pensamentos concretos e críticos!
A WB PRODUÇÕES
Fundada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, a WB Produções é uma empresa realizadora de projetos culturais, que tem em seu DNA a missão de produzir experiências transformadoras ao público através da cultura brasileira. Há 16 anos no mercado, a WB realiza projetos originais, e também é responsável por grandes obras premiadas internacionais no Brasil.
É a produtora de mais de 20 projetos, dentre eles Através da Iris de Cacau Hygino – homenagem a nova-iorquina Iris Apfel, interpretada por Nathalia Timberg Misery da obra de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; Três Mulheres Altas Three Tall Women de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill Gargalhada Selvagem Laughing Wild de Christopher Durang, com Alexandra Ritcher e Rodrigo Fagundes, dentre muitos outros.
Ao todo, a WB Produções atingiu um público de mais de 1,5 milhão de espectadores em mais de 700 sessões realizadas, envolvendo mais de 500 profissionais entre artistas, técnicos e equipe em seus projetos.
Além disso, a WB tem como objetivo proporcionar experiências socioculturais e acessíveis, prezando pela diversidade, sempre unindo o ESG ao setor cultural. As atividades de cada projeto realizado estão unidas e ligadas a ODS’s, fortalecendo o legado social da empresa.
Sinopse
Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar em que também aprendem bastante. Numa manhã de sábado, Arlete - a senhora dos bons hábitos - sai em busca de ingredientes para o almoço. A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó antes do horário da refeição faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira.
Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos. Com leveza e humor, “A Geladeira Mágica” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias.
Ficha técnica
Texto: Eneidis Ribeiro e Murilo Góes
Direção: Leandro Mariz
Elenco: Lucas Morais e Roberta Scátola
Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Participações em off: André Prando e Maria Alice Quintela
Trilha Sonora Original: Patrícia Ilus
Cenografia e Figurinos: Mila Goudet e Paula de Paoli
Cenotecnia: Wagner José de Almeida
Adereços: Tetê Ribeiro
Pintura arte: Alessandra Siqueira
Fotógrafo: Ronaldo Gutierrez
Designer de Luz: Adriana Ortiz
Operador de Luz: Guilherme Orro
Operador de som: Deivison Nunes
Contrarregra: Marcos Paulo
Camareira: Elizabeth Chagas
Gestão de Projetos: Deivid Andrade
Produção Executiva: Nando Medeiros
Social media: Ismara Cardoso
Designer Gráfico: Maxwuel Goldner e Jhon Lucas Paes
Estagiário de Comunicação: Alana Karralrey
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Coordenação Administrativa: Letícia Napole
Estagiário de Administração: Guilherme Balestrero
Assessoria Jurídica: Miranda, Maia & Benincá Advocacia
Assessoria Contábil: Geovana Gava
Apresentado por: Ministério da Cultura
Realização: WB Produções
Serviço
A Geladeira Mágica
Temporada: de 3 a 25 de agosto, aos sábados e aos domingos, às 15h
Intérprete de libras aos sábados
Teatro Itália – Avenida Ipiranga, 344, República
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)
Vendas online em https://bileto.sympla.com.br/
Bilheteria: abre 2h antes do evento
Capacidade: 274 lugares
Acessibilidade: local acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Duração: 60 minutos
Gênero: Infantil
Classificação Indicativa: Livre
Edição Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 23-07-2024 Regulamento das NotíciasContatos
São Paulo/SPNavegação
Home