Douglas Araujo, gerente regional da Turkish Airlines, também apresentou seus planos de ampliar novas rotas para novos destinos de interesse dos viajantes latino-americanos e brasileiros. Foi anunciada uma parceria entre a USAID Turizam e a Turkish Airlines, na qual serão organizadas visitas comerciais e de mídia, além de roadshows para aumentar a demanda do Brasil e da América Latina para a Bósnia e Herzegovina.
As principais operadoras de turismo e mídia de viagens do Brasil e da América Latina participaram do evento, incluindo a Go Viagens, Tereza Perez, FLOT, New Age, BandNews, TV Cultura e Estadão e outros.
Skender Hatibovic, da operadora bosnia de turismo da BiH Funky Tours, disse: “Estamos entusiasmados por estar na WTM Latin America para mostrar a beleza e a diversidade da Bósnia e Herzegovina ao mercado latino-americano. Como uma agência de viagens com sede na Bósnia e Herzegovina, estamos empenhados em oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de serviço e especialização. Entendemos que planejar uma viagem para um destino novo e distante pode ser cansativo, e é por isso que estamos aqui para ajudar. Podemos fornecer roteiros personalizados que mostrarão o melhor de nosso país, sejam nossos clientes interessados ??em explorar nossas cidades, caminhar em nossas montanhas ou relaxar em nossos lagos. Estamos confiantes de que quando os turistas latino-americanos descobrirem a Bósnia e Herzegovina, eles se apaixonarão por sua beleza e charme, assim como nós!”
Lívia de Sá, diretora da Go Viagens, destacou: "O evento foi muito rico, com informações essenciais para a promoção do destino. Eu acredito que é um destino para dois perfis principais, o passageiro que já visitou parte da Europa, já conhece as principais capitais e quer agora explorar um lado B, explorar um outro destino, quer ter outras experiências que ele não encontra nessas capitais mais conhecidas. Mas também tem o perfil de passageiro que não é tão viajado que não gosta do convencional, que quer o diferente, a conexão com o local, confiança, que viaja para conhecer destinos com os quais ele se conecta, e isso a Bósnia e Herzegovina pode proporcionar. Acredito que nos próximos anos ouviremos falar bastante do país.”
Com o objetivo de posicionar a Bósnia e Herzegovina como um destino competitivo no mercado global, o governo dos Estados Unidos, por meio do projeto Developing Sustainable Tourism in Bosnia and Herzegovina (Turizam) da USAID, está promovendo o capital humano no setor de turismo, efetivamente o acesso ao financiamento para empresas de turismo, desenvolvendo produtos turísticos avançados, harmonizando políticas e regulamentos e revolucionando a marca e a promoção do destino. Por meio de uma abordagem ampla para o desenvolvimento do turismo sustentável, a USAID Turizam contribuirá para o crescimento econômico e a harmonia social na Bósnia e Herzegovina.