Notícias
O Mato Grosso do Sul foi palco do primeiro workshop presencial do Projeto Inspira Mundi, iniciativa da Lab Turismo Consultoria, Thiago Akira e Daniel Turbox, que compartilha os principais aprendizados das maiores feiras internacionais do setor, como a Fitur (Espanha) e a BTL (Portugal). Realizado em parceria com o Sebrae-MS e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), o evento em Campo Grande (MS) reuniu representantes de diversos destinos turísticos do estado, com foco em temas como gestão pública, inovação, marketing e parcerias estratégicas.
O conteúdo apresentado reuniu cases internacionais que demonstram como o turismo pode ser impulsionado a partir de planejamento estratégico, posicionamento de marca e articulação institucional. Os participantes puderam discutir como essas práticas podem ser adaptadas à realidade brasileira e, em especial, ao contexto do Mato Grosso do Sul, reconhecido pela sua forte vocação para o ecoturismo e turismo de natureza.
Para Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo, o estado é um modelo nacional em políticas inovadoras no setor: “O Mato Grosso do Sul é referência em inovação e gestão no turismo, e não por acaso foi escolhido para receber o primeiro workshop pós-Fitur. Trouxemos os principais aprendizados das feiras de Madrid e Lisboa, com foco em práticas de governança, parcerias público-privadas e gestão de destinos. Foi uma oportunidade única de conectar os empresários locais às tendências globais”, explicou.
A proposta do Inspira Mundi é circular por outros estados ao longo de 2025, e já está com presença marcada em Porto Seguro (BA), Manaus (AM) e Bonito (MS), com a finalidade de conectar os gestores públicos, empresários e lideranças locais às melhores práticas do turismo internacional.
A diretora técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do setor. Para ela, o turismo tem papel estratégico no desenvolvimento econômico e exige constante atualização. “O desenvolvimento econômico aliado a todos os potenciais que o turismo possui para alavancar um destino é sempre um tema muito importante para mim. Nós não podemos nos acomodar. Só porque uma empresa vai bem, não significa que o segmento como um todo esteja sustentável. Precisamos estar atentos às tendências, e o Sebrae quer ser vanguarda nesse processo”, afirmou.
O evento também abordou o papel do trade nas ações de promoção internacional e na preparação dos destinos para o mercado externo. Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS, ressaltou que o estado já marca presença nas principais feiras do setor há anos, mas que iniciativas como o Inspira Mundi são fundamentais para ampliar o acesso às informações e experiências globais. “Nem todos os empresários conseguem estar presentes nas feiras internacionais, por isso é tão importante trazer esse conteúdo até eles. As feiras são ambientes de posicionamento, relacionamento, inovação e negócios. Precisamos envolver cada vez mais o nosso trade nesse processo”, concluiu.
Edição por Rose Cecilia
Contatos
São Paulo/SPNavegação
Home