Notícias

FIT Pantanal 2025 é vitrine de negócios e da identidade mato-grossense
Cuiabá se prepara para sediar a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), de 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal. 

Fotos: Divulgação Cetur-MT
O evento, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Mato Grosso (Cetur-MT), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), tem como foco impulsionar o turismo como motor da economia local, criando um ambiente fértil para negócios, conexões e maior visibilidade dos destinos mato-grossenses.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou o propósito central da FIT Pantanal: fortalecer o turismo como atividade econômica, proporcionando um espaço onde o trade turístico pode comercializar seus produtos, realizar networking e os municípios têm a oportunidade de apresentar seu potencial a visitantes e investidores. "Nosso objetivo é fomentar o setor, atrair visitantes, impulsionar o turismo como negócio e transformar tudo isso em renda e empregos para a população mato-grossense", afirmou.
Mais do que uma feira, a FIT Pantanal é uma vitrine da rica identidade e cultura de Mato Grosso. Na avaliação de Miranda, o evento demonstra a força do turismo para movimentar a economia estadual. "É um espaço onde o pequeno produtor, o artesão, o trade turístico e os municípios se encontram, trocam experiências e fazem negócios", pontuou.
A visão é reiterada pelo presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior. “Entendemos que a FIT Pantanal já abrange mais que o turismo, propriamente dito, e traz para o conhecimento dos visitantes de todo o país tudo o que engloba o negócio e faz de Mato Grosso um estado tão pujante. Sempre gosto de lembrar de eventos do agronegócio, que são feiras pelo interior do estado que reúnem milhares de pessoas e movimentam o comércio”, frisou.

Fotos: Divulgação Cetur-MT
Com uma visão de desenvolvimento sustentável, a FIT Pantanal abrangerá diversos setores do turismo, expondo as belezas naturais e o potencial turístico dos ecossistemas Pantanal, Cerrado, Amazônia e da região do Araguaia. O presidente do Cetur-MT, Luís Carlos Nigro, destacou a importância do evento para os empresários do trade turístico apresentarem e comercializarem seus produtos, explorando a rica biodiversidade do estado.
“Mato Grosso oferece um leque diversificado de opções turísticas, desde o etnoturismo e turismo rural até a observação de aves e da onça-pintada, turismo de aventura, místico e esotérico, ecoturismo, pesca esportiva, sol e praia, cultura, gastronomia e turismo de negócios”.
A FIT Pantanal 2025 promete ser ainda maior e mais dinâmica, com um número crescente de expositores e espaços climatizados. Jaime Okamura, um dos organizadores, celebrou o crescimento de 33% nas negociações na edição anterior e anunciou a realização de rodadas de negócios presenciais com a participação de operadores de turismo e representantes de outros países.
O sucesso da edição de 2024, que atraiu 65 mil visitantes e movimentou R$ 27,5 milhões em negócios, reforça a relevância da FIT Pantanal como um catalisador para o crescimento do turismo em Mato Grosso. O evento se consolida como um palco crucial para impulsionar a economia, valorizar a cultura local e conectar o estado com o mercado turístico nacional e internacional.

https://fecomerciomt.org.br/

Edição por Rose Cecilia
Data de publicação desta Matéria 12-04-2025
Regulamento das Notícias


PARCEIROS

Contatos

São Paulo/SP
Rua Martins Fontes, 364 - SALA 904
Centro - CEP: 01050-000
+55 (11) 99679-7756

contato@guiadoturismobrasil.com
© Copyright 2025 - Guia do Turismo Brasil | Todos os direitos reservados.